Juma vira onça de verdade? Como foi a transformação em 1990

Menina herda o dom de Maria Marruá e se transforma no animal quando está com raiva

Juma (Alanis Guillen) vira onça de verdade em ambas as versões de Pantanal. A primeira vez em que a garota mostra seu poder é quando ela e Muda (Bella Campos) estão na mira de um jagunço que tenta abusá-las. A jovem se transforma no animal e arranca a orelha do homem para se defender.

Juma vira onça de verdade em 1990

A cena em que Juma vira onça de verdade em 1990 foi na segunda fase da novela, assim como no remake. Quem acompanha a versão da Globo deve ter visto a cena.

Juma e Muda tomam banho de rio quando são vistas por um caçador de animais silvestres que está na região. Em um primeiro momento, o homem apenas as espiona de longe, mas logo tenta se aproximar das garotas e as intimida com uma espingarda na mão.

Para se defender da tentativa de estupro, Juma se transforma em onça-pintada e arranca a orelha do crápula, que no desespero, entra no rio cheio de piranhas e é devorado por elas.

Na cena original, não há a utilização de efeitos especiais para mostrar uma metamorfose de fato. Enquanto Juma expressa sua raiva, são inseridas imagens intercaladas da onça com o rosto da personagem. Depois, já é mostrada a cena em que a garota está com a orelha do homem em sua boca cheia de sangue.

O mesmo acontece quando a protagonista descobre que Muda é a responsável pela morte de sua mãe. Com raiva da falsa amiga, Juma vira onça e são exibidas imagens do animal enquanto a jovem grita de raiva.

Relembre a cena em que Juma vira onça de verdade:

YouTube video

Juma Marruá em Pantanal 2022

Já no remake de Pantanal em exibição na Globo, as cenas são um pouco mais realistas. Uma onça de verdade participa das cenas – é a Matí, cuidada pelo Instituto NEX, em Goiás.

A nova versão da novela utiliza efeitos especiais para mostrar a transformação das Marruás. Quando Maria virava onça, foi mostrado os olhos da personagem mudando de cor, como se ela tivesse passando por uma metamorfose. Juma e a mãe mostram os dentes como se estivessem “rosnando”, tal qual como a onça. Elas também têm um jeito de andar bem parecido com o do felino.

Em Pantanal 2022, quando Maria ou Juma viram onça, a imagem das atrizes é substituída por a de Matí. A garota herdou o dom da mãe, que foi morta por Lúcio (Erom Cordeiro), jagunço de Muda – depois de sua morte, ela encarnou de vez em uma onça-pintada, é o que diz o Velho do Rio (Osmar Prado). O animal sempre ronda a tapera da garota para protegê-la.

Por que Juma vira onça?

Juma vira onça apenas quando está com raiva ou se sente ameaçada. O mesmo acontecia com sua mãe, Maria Marruá, de quem herdou o dom.

O público viu Maria Marruá se transformando em onça-pintada logo após o nascimento de Juma. A mulher abandona a filha recém-nascida em um barco, mas ao ver uma sucuri se aproximando, vira onça para evitar que o animal mate a criança.

Outro momento que Maria fica com raiva é quando Lúcio chega para matá-la. A mãe de Juma até se transforma em onça para se defender, mas o jagunço consegue atirar nela, que morre.

Não é só Maria e Juma que se transformam em animais. O Velho do Rio é uma entidade sobrenatural e tem o poder de virar a maior sucuri de toda a região – o mistério por trás do personagem é explicado no último capítulo da novela.

+ Filho do Almir Sater na novela Pantanal: quando Gabriel Sater aparece

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes