DCI - Leia no
jornal DCI sobre Economia, Futebol,
Celebridades e Loterias

Nos Tempos do Imperador: quem foi o primeiro engenheiro negro do Brasil

Conheça a história de uma dupla de irmãos que realizou grandes coisas no país.

Escrito por Sara Alves
Publicado em
Atualizado em
quem foi o primeiro engenheiro negro do Brasil
Personagem de Michel Gomes tem paralelos com a vida real - Foto: TV Globo/Reprodução

Na segunda fase de Nos Tempos do Imperador, Samuel se forma em engenharia. Mesmo que seja fictício, é possível fazer comparações entre os acontecimentos que cercam a trama do personagem e a vida real. Então veja quem foi o primeiro engenheiro negro do Brasil e conheça a história.

Quem foi o primeiro engenheiro negro do Brasil?

O título de primeiro engenheiro negro do Brasil cargo pertence a duas pessoas: os irmãos André Rebouças e Antônio Rebouças. Ambos vieram ao mundo na cidade de Cachoeira, na Bahia.

Netos de uma escrava alforriada, o pai dos primeiros engenheiros negros do Brasil era um advogado autodidata. Chamado Antônio Pereira Rebouças, o advogado foi deputado e chegou a ser conselheiro de Dom Pedro II.

André e Antônio começaram a estudar engenheira na Escola Militar do Rio de Janeiro no mesmo ano, 1854. Algum tempo depois, os irmãos se mudaram para a Europa, lugar em que se tornaram especialistas em construção de portos e ferrovias. Em 1862 eles retornaram ao Brasil.

Primeiros engenheiros negros do Brasil, André e Antônio foram responsáveis por algumas das estruturas mais importantes da região Sul e Sudeste, como Estrada da Graciosa e a ferrovia Curitiba-Paranaguá, que liga a capital do Paraná ao município de Paranaguá, construída de 1872 a 1885.

André também foi responsável por solucionar o problema da falta de água frequente no Rio de Janeiro. Em 1870, ele foi criou uma proposta que visava transportar água do manancial do Rio D’Ouro por meio de uma tubulação de 55 quilômetros até a capital do estado.

André viu os frutos de seu trabalho e morreu aos 60 anos, no entanto, Antônio foi vítima da febre tifóide e infelizmente morreu cedo, aos 35 anos de idade. Além de suas contribuições para o desenvolvimento de infraestrutura no Brasil, os engenheiros também lutaram pela abolição da escravidão.

andré e antônio rebouças
André (à direita) era o mais velho da dupla de irmãos que viveu no século 19 – Foto: Domínio Público/Reprodução

Samuel em Nos Tempos do Imperador

Interpretado por Michel Gomes, Samuel começou a novela com o nome de Jorge. Ele era um escravo, que depois da invasão na fazenda do Coronel Ambrósio (Roberto Bonfim), é acusado da morte do militar e por isso precisa desparecer. Nesta fuga, ferido, ele conhece Pilar, que cuida de seus ferimentos.

Depois, Jorge vai parar na fazenda de Luísa, a Condessa de Barral acolhe o rapaz e o esconde. Após um tempo, a mulher alforria o personagem de Gomes e lhe dá o nome de Samuel.

O rapaz se dedica a música durante boa parte da novela, mas na segunda fase do folhetim troca de profissão. Após o término com Pilar e a viagem da moça para os Estados Unidos, Samuel vai até o imperador e pede a ajuda de Dom Pedro II para ingressar em uma universidade e se tornar um homem de prestígio na sociedade. Samuel escolhe o curso de engenharia, assim como André e Antônio Rebouças, os primeiros negros a serem engenheiros no Brasil.

Nos Tempos do Imperador: Jorge luta por sua liberdade

O escravo, interpretado por Michel Gomes, vai enfrentar o próprio pai para libertar sua irmã. ‘Nos Tempos do Imperador’ estreia dia 9 de agosto, na TV Globo! Saiba mais de ‘Nos Tempos do Imperador’ em: https://gshow.globo.com/novelas/nos-tempos-do-imperador/ Se inscreva no canal e fique por dentro de tudo sobre a TV Globo: https://bit.ly/3cCEwFY​​ Nos acompanhe também em outras redes!

Leia também – Conheça a primeira mulher a se tornar médica no país

Jornalista e repórter do Jornal DCI imersa no mundo do entretenimento.