Pilar recria passos de 1ª médica do Brasil em Nos tempos do Imperador

Garota vai viajar para os Estados Unidos na novela.

Não importa quais dificuldades Pilar enfrente em Nos Tempos do Imperador, a garota está determinada a se tornar médica. Os capítulos do mês de setembro da novela terão momentos em que namorada de Samuel (Michel Gomes) estará prestes a dar seus primeiros passos fora do Brasil para realizar esse sonho, assim como aconteceu com Maria Augusta Generoso Estrela, a primeira mulher a exercer a profissão no país.

O que vai acontecer com Pilar nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador

Nos capítulos da semana de 13 a 18 de setembro, Pilar será informada que recebeu uma bolsa de estudos para cursar medicina nos Estados Unidos, país em que as mulheres puderam ingressar na universidade antes do Brasil.

Pilar vai comemorar a notícia em Nos Tempos do Imperador, mas pouco depois decidirá que não deixará mais o Brasil. Porém, algumas reviravoltas irão acontecer na trama e a garota será enganada por uma mentira contada pela irmã, por isso ela vai mudar de ideia novamente e aceitará a bolsa de estudos.

Pilar e Samuel vão se desentender e o namoro chegará ao fim, a garota viajará para os Estados Unidos e deixará o rapaz triste, além de Luísa (Mariana Ximenes) e Thereza (Letícia Sabetella), que lamentarão a partida repentina de Pilar em Nos Tempos do Imperador. Depois disso, a novela terá uma passagem de tempo e avançará a trama em alguns anos.

Atriz
Pilar é personagem fictícia, mas com aspirações da vida real foto: tv globo

 

Relacionado - Veja 5 mudanças que acontecerão na segunda fase da novela

Primeiras médicas do Brasil

Maria Augusta Generoso Estrela foi a primeira mulher a exercer a medicina no Brasil. Ela se formou nos Estados Unidos, pois ainda não era permitido que mulheres estudassem o curso nas faculdades brasileiras, e estagiou em um hospital de Nova York. A partir de 1879 foi permitido que mulheres fizessem parte dos alunos do curso de medicina no Brasil, por isso quando retornou ao país, Maria Augusta prestou os exames da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro para validar seu diploma conquistado no exterior.

A vida da figura história na medicina precisou de uma ajudinha de Dom Pedro II e começou muito cedo, quando ela salvou vidas de uma tripulação aos 13 anos de cidade.

Maria Augusta foi a primeira a exercer a medicina no Brasil - o que provavelmente acontecerá com Pilar na novela Nos Tempos do Imperador, pois a personagem de Gabriela Medvedovski vai sair do país para estudar - já Rita Lobato foi a primeira mulher a se formar médica no Brasil.

Com a reforma do político, advogado e professor Leôncio de Carvalho, que permitiu a entrada das mulheres no ensino superior, Rita Lobato de Freitas foi a primeira a médica formada no país. Em 1884, ela se matriculou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e no ano seguinte se transferiu para a Faculdade de Medicina da Bahia. Ela concluiu a faculdade em 1887, com 21 anos de idade.

Maria e rita
Na direita imagem real de maria augusta e na esquerda foto de rita lobato foto: wikimedia commons

 

Relacionado - Como será a morte de Germana e Licurgo na novela das seis

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes