Personagens da novela Pantanal antiga: relembre quem é quem

Novela ganhará remake pela TV Globo a partir do dia 28 de março.

A partir de março de 2022, o público irá assistir a uma nova versão de Pantanal na TV Globo. Originalmente lançada em 1990 pela Manchete, a produção foi um sucesso e já foi reprisada na televisão antes. Que tal relembrar quem são os personagens da novela Pantanal antiga para assistir o remake sabendo de tudo?

Jove na novela Pantanal antiga

Interpretado por Marcos Winter, Jove era filho de José Leôncio com Madeleine. Os pais do rapaz se conheceram em uma viagem do fazendeiro ao Rio de Janeiro e ele levou a amada para o Pantanal, mas a moça não gostou da experiência e resolveu voltar para a cidade, levando Jove com ela.

O personagem cresceu longe do pai, mas quando cresceu, retornou ao pantanal e reencontrou José Leôncio. Ao pisar novamente no Mato Grosso do Sul, ele também conhece Juma, por quem se apaixona.


Quantas vezes passou pantanal
Marcos winter e cristiana oliveira como jove e juma em pantanal, papel do rapaz será de jesuíta barbosa no remake – foto: reprodução/tv manchete

Juma

Filha de Maria Marruá, ela foi criada sozinha pela mulher no meio do mato, depois que seu pai, Gil, foi morto por grileiros. Quando a menina nasceu, ela foi abandonada em sozinha em um barco por Maria, mas a mulher se arrependeu pouco depois da decisão e voltou para buscar a filha.

Uma das características mais famosas da personagem é se transformar em onça-pintada quando se sente ameaçada, assim como sua mãe. Ao longo da novela, vive um romance com Jove. No remake, o papel ficou com Alanis Guillen.

Novela pantanal
Cristiana oliveira interpretou juma marruá na versão original de ‘pantanal’ – foto: reprodução/tv manchete

José Leôncio

Entre os personagens da novela Pantanal antiga, José Leôncio foi vivido pelo ator Cláudio Marzo na fase mais velha do personagem e por Paulo Gorgulho na primeira fase do folhetim. O fazendeiro era filho de Joventino (o nome de Jove é em homenagem ao avô), que desapareceu misteriosamente.


Na primeira parte da produção, ele conhece Madeleine, se apaixona e a leva para o Pantanal. Do relacionamento nasce Jove. Além deste filho, ele também é pai Tadeu, filho de Filó, e José Lucas. No remake, Renato Goés será o personagem na juventude e depois o papel será de Marcos Palmeira.

Personagens da novela pantanal antiga
Paulo gorgulho, leôncio na juventude, à esquerda, e cláudio marzo (à direita) – foto: reprodução/tv manchete

Velho do Rio

O personagem do Velho do Rio na novela Pantanal antiga foi vivida Cláudio Marzo, nesta nova versão, o papel passou para as mãos do veterano Osmar Prado. O personagem é o elo entre o mundo físico e espiritual, ele sintetiza consciência ecológica coletiva e é considerado guardião do pantanal.

Velho do rio
Personagem é misterioso e aparece em ambas as fases do folhetim – foto: reprodução/tv manchete

Maria Bruaca

Interpretada por Angela Leal na novela antiga de Pantanal, agora a personagem será vivida por Isabel Teixeira. Na trama, ela é casada com Tenório e sofre muito nas mãos do marido, que a maltrata constantemente.

O apelido “bruaca” nasceu dentro de casa, seu própria marido a chama desta forma e caçoa da esposa durante o folhetim. A relação de Maria com a filha Guta é seu porto seguro.

Maria bruaca personagens da novela pantanal antiga
Atriz é mãe de leandra leal – foto: reprodução/tv manchete

Tenório na lista de personagens da novela Pantanal antiga

Tenório foi interpretado por Antônio Petrin na novela de 1990 e agora será papel de Murilo Benício. O homem vivia destratando a esposa Maria e chegou a traí-la com Zuleika (Rosamaria Murtinho). Mais tarde na novela, depois que descobre do romance entre Guta e Marcelo, seu filho com Zuleika, Tenório é informado pela amante que na verdade não é pai biológico de Marcelo.

Ator
Mau-caráter será papel de murilo benício no remake – foto: reprodução/tv manchete

Filó

Filó conheceu José Leôncio em um prostíbulo na juventude, pouco depois, a moça descobriu uma gravidez e foi até o pantanal para pedir ajuda ao fazendeiro.


Ao ganhar abrigo, ela passa a cuidar de tudo na casa de José Leôncio e se torna cada vez mais próxima dele. Quando dá a luz, se torna mãe de Tadeu. Na nova versão da novela, a personagem será interpretada por Letícia Salles e depois Dira Paes.

Filo na novela pantanal 1990
Papel ficou com a atriz tânia alves (à esquerda) na primeira fase da novela e jussara freire (à direita) na segunda fase – foto: reprodução/tv manchete

Tadeu está entre os personagens da novela Pantanal antiga

Tadeu é filho de Filó e cresceu na casa de José Leôncio. O rapaz foi interpretado por Marcos Palmeira na primeira versão da novela, ator que agora vive José Leôncio na segunda fase do remake de Pantanal. O papel de Tadeu em 2022 ficará com José Loreto.

Marcos palmeira
Ator retorna em remake – foto: reprodução/tv manchete

José Lucas

Além de interpretar José Leôncio na juventude, Paulo Gorgulho foi José Lucas, apelidado de Zé Lucas de Nada, filho bastardo do pantaneiro. Gorgulho começou a viver o personagem na novela pantanal antiga apenas na segunda fase do folhetim.

Jose lucas
Ator viveu dois personagens – foto: reprodução/tv manchete

Madeleine

Madeleine é uma típica garota da cidade, além disso ela tem dinheiro e é mimada. Ao se apaixonar por José Leôncio, topa ir com o amado para o Pantanal, mas não acostuma com a vida por lá e retorna ao Rio de Janeiro, com o filho do casal, Joventino Leôncio Neto. Interpretada por Ingra Lyberato e Ittala Nandi na novela Pantanal antiga, a personagem será vivida pelas atrizes Bruna Linzmeyer e Karine Teles no remake.

Atrizes
Personagem não sobrevive até o final da novela – foto: reprodução/manchete

Guta e Marcelo

A garota é filha de Maria Bruaca com Tenório. Ao longo da novela, se apaixona por Marcelo, quem pensa ser seu meio-irmão, por ser filho da amante do pai. Porém, é revelado que Zuleika engravidou de Marcelo durante relação com outro homem e por isso os dois ficam livres para viver o amor.

Personagens da novela pantanal antiga
Casal vive romance proibido – foto: reprodução/tv manchete

Trindade é um dos personagens enigmáticos da novela Pantanal antiga

Personagem de Almir Sater na versão original da novela, Trindade é um peão alvo de uma das lendas locais: há quem acredite que ele tem pacto com o diabo. No remake, o papel passou para o filho de Almir, Gabriel Sater.

Almir sater novela pantanal
Ator interpretou trindade na versão de 1990 e agora será um personagem totalmente novo – foto: reprodução/joão miguel jr/globo/manchete

 

Leia também

Elenco de Pantanal 1990 hoje: como estão os atores após 3 décadas

Atores da primeira versão da novela Pantanal que estarão no remake

Você pode gostar também