Quem é o velho do rio na novela Pantanal

Personagem é emblemático e aparece depois do sumiço de Joventino.

O velho do rio é marcante no folhetim de Benedito Ruy Barbosa e envolto em muito mistério. Quem é o velho do rio na novela Pantanal? Personagem aparece a partir do final da primeira fase e ganha mais espaço na segunda etapa da produção.

Quem é o velho do rio na novela Pantanal?

O velho do rio é Joventino e se torna uma entidade que age como guardião do pantanal após a morte do peão. Ele protege as matas, ajuda os perdidos, cuida dos feridos e também defende os animais. Na lenda, o personagem também se transforma em uma sucuri gigante, assim às vezes se apresenta como homem e em outras ocasiões como animal.

Além disso, o velho do rio está sempre de olho na família Leôncio, ele cuida de cada uma da maneira que acha necessário. Suas aparições são momentâneas e não são todos que conseguem vê-lo. José Leôncio passa a novela inteira sem conseguir ficar cara a cara com o velho, até que o reencontra após sua morte, e percebe que o guardião era seu pai o tempo todo.

A vida de Joventino como velho do rio dura algumas décadas, desde o seu desaparecimento misterioso até a morte do filho José Leôncio. No último capítulo da novela Pantanal, ele passa o manto de velho do rio para o herdeiro.

Nesta nova versão de Pantanal, o velho do rio não será interpretado pelo ator que vive Joventino ou José Leôncio mais velho, o papel será de Osmar Prado, que não terá outros personagens na trama.

No capítulo do dia seguinte, 7 de abril, o velho do rio se transformará em sucuri e engolirá um homem.

Ator da versão de 1990

Em 1990, quem viveu o velho do rio na novela Pantanal foi o ator Claudio Marzo, que também interpretou José Leôncio mais velho, na segunda fase, e o próprio Joventino, na primeira parte do folhetim. Inicialmente, o ator não assumiria o papel de velho do rio, mas problemas durante a produção fizeram com que a equipe da novela fizesse substituições no elenco e assim Claudio Marzo acabou com três papéis em mãos.

Marzo tinha 50 anos quando atuou em Pantanal, e de carreira já somava quase três décadas. Em 2015, o ator faleceu aos 74 anos de idade, vítima de problemas respiratórios. Seu último trabalho foi no filme Casa da Mãe Joana em 2008.

Quem vira onça em Pantanal? Conheça a lenda de Maria e Juma Marruá

velho do rio
Quem é o Velho do Rio na novela Pantanal? Personagem se transformava em Sucuri e foi vivido por Cláudio Marzo em 1990 – Foto: Reprodução/Manchete/Globo

Joventino morre?

Joventino morre antes de ser o velho do rio em Pantanal. O personagem desaparece no mato após perseguir um boi e seu filho não sabe o que aconteceu, pois apenas os pertences do peão são encontrados, nenhum corpo.

Na versão original da novela, é revelado no último capítulo do folhetim que durante a caça pelo boi, Joventino acabou lutando com o bicho e caiu de seu cavalo. Neste momento, foi mordido no pescoço por uma cobra e acabou morrendo.

É previsto que a nova versão de Pantanal, na Globo, tenha cerca de 170 capítulos, segundo a Folha de São Paulo. Em comparação, o folhetim de 1990 na Manchete teve 216 capítulos no total. Ainda segundo o jornal, em entrevista no começo de março deste ano, o autor Bruno Luperi revelou que apesar de ser menor na quantidade de episódios, o remake de Pantanal terá capítulos maiores que sua antecessora.

De acordo com o autor, cada capítulo do remake equivale a cerca de um capítulo e meio da versão original da Manchete.

Leia também

Tenório novela Pantanal: quem fez o vilão de 1990; veja nova versão

Você pode gostar também
buy cialis online