Quem ganhou o Masterchef Profissionais 2023 e quem ficou em 2º

Grande final foi entre Bárbara e Franklin.

A aguardada final do MasterChef Profissionais 2023 marcou a noite de terça-feira, 14, e Bárbara Frazão foi coroada a grande campeã da temporada, que estava no ar desde o final de setembro. A participante derrotou Franklin ao apresentar um elogiado menu de seis passos aos jurados da competição culinária.

Bárbara ganhou o Masterchef Profissionais

A chef de cozinha Bárbara Frazão ganhou o Masterchef Profissionais 2023 e se junta a uma lista de campeões que já conta com Dayse Paparoto, Pablo Oazen, Rafael Gomes e Diego Sacilotto. Natural de Brasília (DF), ela também é professora de gastronomia e já soma 13 anos de profissão. Atualmente, ela comanda o restaurante Afeto, que faz releitura de receitas tradicionais da culinária brasileira.

No menu que lhe rendeu o prêmio na edição de 2023, a campeão explicou aos jurados que a ideia surgiu inspirado nas pessoas que fizeram parte da vida e trajetória. Bárbara apresentou de entrada um pastel com creme de jiló com vinagrete e croquete de vatapá, depois levou aos chefs vieira com creme de pupunha e cupim com mini arroz caldoso para o prato principal e finalizou com as sobremesas abacaxi com coco e raspadinha de caipirinha, além de capim-santo e limão com bolo de fubá com sorvete de café.

"Tu é muito sensível e ao mesmo tempo muito forte (...) E queria dizer que tu é muito coerente com seu discurso e a comida que você apresenta. É impressionante. É muito bonito, acho que você traz o que faz sentido para ti na comida. (...) A gente fica lembrando o que a gente come quando tu cozinha, a gente fica com o sabor aqui rondando", elogiou a jurada Helena Rizzo antes do anúncio da vitória de Bárbara, que foi a segunda mulher a vencer a versão dos profissionais do reality show gastronômico em sete anos.

Franklin foi coroado vice-campeão e, embora não tenha conseguido bater Bárbara na disputa, também foi elogiado. Ele entregou nhoque, coalhada seca, picles, farofa de rapadura e manjuba com molho de açaí na entrada e fez peixe ao molho de tucupi com tempurá de pimenta e cupim com legumes na brasa e farofa para o prato principal.

Na sobremesa, o cozinheiro apresentou aos jurados uma panacota de mel de jataí com hibisco, camomila e sorvete de flor de laranjeira, que agradou o júri. Ele também preparou um pudding de banana com pão de cará e sorbet de taioba que foi chamado de "impressionante" e "extraordinário" por Jacquin. Essa foi a segunda tentativa do confeiteiro no programa; ele participou das seletivas da edição de 2018, mas acabou eliminado em um duelo contra Thales.

Barbara vencedora masterchef
Bárbara foi quem ganhou o masterchef profissionais 2023 - foto: reprodução/band

 

Leia também - Já tem dia? Quando acaba A Fazenda 2023

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes