1 de maio: saiba por que o Dia do trabalhador é feriado

O 1º de maio de 2021 será comemorado no sábado.

O dia 1 de maio é comemorado como o Dia Internacional do Trabalho em vários países, para comemorar o movimento trabalhista que deu início a várias reformas, como limitar as horas de trabalho para oito e licenças remuneradas.

O 1º de maio de 2021 será comemorado no sábado.

Dia de Ação de Graças: entenda porque a data é tão especial nos EUA

1 de maio - Dia do trabalhador  

O Dia de Maio é uma celebração de 1º de maio com uma longa e variada história, que remonta a milênios. Ao longo dos anos, ocorreram diversos eventos e festividades em todo o mundo, a maioria com o propósito expresso de receber em uma mudança de estação (primavera no Hemisfério Norte). No século 19, o primeiro de maio assumiu um novo significado, à medida que um Dia Internacional dos Trabalhadores surgiu do movimento trabalhista pelos direitos dos trabalhadores e uma jornada de trabalho de oito horas.

A conexão entre o primeiro de maio e os direitos trabalhistas começou nos Estados Unidos. Durante o século 19, no auge da Revolução Industrial , milhares de homens, mulheres e crianças morriam todos os anos de más condições de trabalho e longas horas de trabalho.

Em uma tentativa de acabar com essas condições desumanas, a Federação de Sindicatos e Negócios Organizados (que mais tarde se tornaria a Federação Americana do Trabalho, ou AFL) realizou uma convenção em Chicago em 1884. A FOTLU proclamou que “oito horas constituem um dia legal trabalho a partir de 1 ° de maio de 1886. ”

No ano seguinte, os Cavaleiros do Trabalho - então a maior organização trabalhista da América - apoiaram a proclamação enquanto ambos os grupos encorajavam os trabalhadores a fazer greve e protestar.

Em 1º de maio de 1886, mais de 300.000 trabalhadores (40.000 somente em Chicago) de 13.000 empresas deixaram seus empregos em todo o país. Nos dias seguintes, mais trabalhadores se juntaram e o número de grevistas cresceu para quase 100.000.

Por fim, o dia 1º de maio foi escolhido para ser o Dia Internacional dos Trabalhadores para comemorar o caso Haymarket de 1886 em Chicago. Naquele ano, em 1º de maio, houve uma greve geral pela jornada de trabalho de oito horas. Em 4 de maio, a polícia agiu para dispersar uma assembleia pública de apoio à greve, quando um não identificado atirou uma bomba. A polícia respondeu atirando contra os trabalhadores. O evento levou a várias mortes.

1 de maio - Dia do trabalhador no Brasil

No Brasil, a data foi consolidada em 1924. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

Hoje, o primeiro de maio é um feriado oficial em 66 países - incluindo o Brasil - e celebrado não oficialmente em muitos outros.

Frases do dia do trabalhador

"O prazer no trabalho coloca a perfeição no trabalho" - Aristóteles.

"Nada jamais chega a um que valha a pena, exceto como resultado de trabalho árduo" - Booker T. Washington

"Encontre algo que adore fazer e nunca mais terá que trabalhar um dia na sua vida" - Harvey Mackay

"Sem trabalho nada prospera" - Sófocles

"Ouse ser honesto e não tenha medo do trabalho" - Robert Burns

"Nada funcionará a menos que você faça" - Maya angelou

"Amadores sentam e esperam por inspiração. O resto de nós apenas se levanta e vai trabalhar" - Stephen King

"Aprendi o valor do trabalho árduo trabalhando duro" - Margaret Mead

"Todo trabalho que eleva a humanidade tem dignidade" - Martin Luther King Júnior.

"Nenhuma obra-prima humana foi criada sem grande trabalho" - Andre Gide

"O fruto do trabalho é o mais doce dos prazeres" - Luc de Clapiers

"Sem ambição, não se começa nada. Sem trabalho não se acaba nada. O prêmio não será enviado a você. Você tem que vencer" - Ralph Waldo Emerson

"Descanse. Um campo que descansou dá uma colheita abundante" - Ovid

"Não cheguei lá desejando ou torcendo por isso, mas trabalhando para isso" - Estée Lauder

"Toda riqueza é produto do trabalho" - John Locke
"O grande segredo da vida é que não existe um grande segredo. Seja qual for o seu objetivo, você pode chegar lá se estiver disposto a trabalhar" - Oprah Winfrey
"É somente com trabalho e esforço doloroso, com energia implacável e coragem resoluta, que avançamos para coisas melhores" - Theodore Roosevelt
"Siga sua paixão, esteja preparado para trabalhar muito e se sacrificar e, acima de tudo, não deixe ninguém limitar seus sonhos" - Donovan Bailey.
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes