Carnaval é feriado ou ponto facultativo? Veja cidades onde folga é garantida

Apesar de ser a maior festa popular brasileira, o Carnaval não é considerado feriado nacional, mas em algumas cidades pode ser feriado

Todo ano “bate” a mesma dúvida: Carnaval é feriado ou apenas ponto facultativo? A resposta está na legislação brasileira: o Carnaval não é um feriado nacional, mas em algumas cidades pode ser feriado municipal.

Na maior parte do país, a terça-feira de Carnaval, assim como sua véspera e a Quarta-feira de Cinzas, não são considerados feriados. No entanto, é considerado ponto facultativo na maioria das cidades, o que permite que empresas e repartições públicas decidam se haverá ou não expediente.

Veja as cidades brasileiras onde o Carnaval é feriado

Rio de Janeiro: A terça-feira de Carnaval é considerada feriado no Estado do Rio de Janeiro, conforme a Lei 5.243/2008. Por isso, a regra vale para todos os municípios do estado, incluindo a cidade do Rio.

São Paulo: O Carnaval é considerado feriado em apenas duas cidades do estado: Terra Roxa, de acordo com a Lei 1.242/2014, e Lins, conforme o Decreto 11.940/19.

Maranhão: nesse estado, somente uma cidade considera o Carnaval feriado: Açailândia, conforme a Lei Municipal 473/2016.

Minas Gerais: duas cidades de Minas Gerais consideram o Carnaval feriado: Araxá, de acordo com a Lei Municipal 6.725/2014, e a capital, Belo Horizonte, segundo a Lei 5913/1991.

Santa Catarina: uma das mais badaladas cidades de Santa Catarina, muito conhecida pelos turistas, Balneário Camboriú considera o Carnaval como feriado de acordo com a Lei 3.351/11.

Qual a diferença entre feriado e ponto facultativo?

Ponto facultativo é um dia em que o empregador pode decidir se as atividades da empresa ou instituição serão suspensas. Caso o empregado decida manter o funcionamento normal em dia de ponto facultativo, a remuneração deve ser feita normalmente, conforme um dia comum de trabalho.

Já os feriados nacionais são datas oficiais decretadas por lei ou decreto e que constam assim no calendário nacional. Conforme a lei, o trabalho deve ser suspenso em todas as empresas, repartições e instituições nesses dias, com exceção dos serviços essenciais.

Regras trabalhistas durante o Carnaval

Órgãos e empresas que funcionam em dia de feriado devem pagar remuneração em dobro ou então conceder outro dia de folga aos trabalhadores para compensar o dia de feriado trabalhado, conforme determina a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Em cidades onde o Carnaval não é feriado estadual ou municipal, o trabalhador deve comparecer no trabalho normalmente, inclusive na terça-feira de Carnaval, que muitos acham que é feriado. Se o funcionário faltar sem justificativa pode haver penalidades, como recebimento de advertência ou até demissão.

Caso seja feriado local, mesmo assim o empregado pode acabar chamado para trabalhar. As regras sobre isso estão previstas no contrato de trabalho.

Já se a empresa não tiver expediente no Carnaval, ela não poderá descontar o fechamento da folha de pagamento dos funcionários, mas o funcionário precisa verificar se será necessária compensação de horas devido ao ponto facultativo. Caso o empregador apenas optou em dar folga sem repor as horas não trabalhadas, nenhum valor poderá ser descontado do trabalhador.

Confira a lista completa de feriados nacionais em 2023

1º de janeiro (domingo): Confraternização Universal
7 de abril (sexta-feira Santa): Paixão de Cristo
21 de abril (sexta-feira): Tiradentes
1º de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho
7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil
12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (quinta-feira): Finados
15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República
25 de dezembro (segunda-feira): Natal

 

Leia também:

Para se planejar: próximo feriado nacional será em abril; veja lista

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes