Aprenda a oração da Campanha da Fraternidade 2022

A Campanha da Fraternidade 2022 é sobre educação

Neste ano, a  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) da Igreja Católica apresenta o tema “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico “Fala com sabedoria, ensina com amor”. A seguir, aprenda a Oração da campanha da fraternidade 2022.

Quando começa a Quaresma 2022 e o que significa

Oração da campanha da fraternidade 2022

Pai Santo, neste tempo favorável de conversão e compromisso,
dai-nos a graça de sermos educados pela Palavra que liberta e salva.


Livrai-nos da influência negativa de uma cultura em que
a educação não é assumida como ato de amor aos irmãos
e de esperança no ser humano.

Renovai-nos com a vossa graça para vencermos o medo, o desânimo e o cansaço,
e ajudai-nos a promover uma educação integral, fraterna e solidária.

Fortalecei-nos, para que sejamos corajosos na missão de educar para a vida plena em família, em comunidades eclesiais missionárias, nas escolas, nas universidades e em todos os ambientes.


Ensinai-nos a falar com sabedoria e educar com amor!

Fazei com que a Virgem Maria, Mãe educadora, com a sabedoria dos pequenos e pobres,
nos ajude a educar e servir com a pedagogia do diálogo, da solidariedade e da paz.

Por Jesus, vosso Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida.
Amém.

Papa sobre a Campanha da Fraternidade 2022

O desejo do Pontífice, Papa Francisco, é que a escolha do tema “fraternidade e educação” “se torne de grande esperança em cada comunidade eclesial e de efetiva renovação nas escolas e universidades católicas, para que, tendo Cristo como modelo de seu projeto pedagógico, transmitam conhecimentos educando com amor, tornando-se modelos desta formação integral para outras instituições educativas”.

O início da Campanha da Fraternidade corresponde tradicionalmente à Quaresma, período que “pelas práticas penitenciais do jejum, da esmola e da oração”, enfatiza Francisco, nos leva “ao encontro pessoal e renovador com o Ressuscitado, em quem temos vida verdadeira e do qual devemos ser testemunhas fiéis”. Que este caminho seja, é a esperança do Papa, “uma oportunidade de conversão autêntica e que as sementes lançadas ao longo deste caminho encontrem no coração dos fiéis a boa terra na qual possam frutificar em ações concretas em favor da educação integral e de qualidade “. Finalmente, a bênção do Papa vai para todos “os filhos e filhas da amada nação brasileira, e de modo particular para aqueles que trabalham por uma educação mais fraterna”.

O que é a campanha da fraternidade

Há mais de cinquenta anos, a Quaresma no Brasil está vinculada à Campanha da Fraternidade. Trata-se de uma iniciativa coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que visa fazer com que o tempo quaresmal seja uma oportunidade de conversão não só pessoal, mas também comunitária. A cada ano, um tema diferente é proposto para discussão. A escolha se faz a partir daqueles problemas da sociedade brasileira que revelam a urgência de um renovado compromisso com a fraternidade e, portanto, com a justiça, a partilha, a promoção da dignidade humana, o perdão, a misericórdia e a solidariedade. O uso do termo “campanha” pretende indicar a mobilização de todas as forças, eclesiais ou não, para que haja uma conscientização geral, seguida de compromissos concretos que tornem possível, e não apenas desejável, uma fraternidade autêntica.


O tema educação é abordado na Campanha da Fraternidade pela terceira; em 1982 e em 1998.

Você pode gostar também