Quando começa a Quaresma 2022 e o que significa

A celebração cristã precede a Páscoa todos os anos.

Nos 40 dias que antecedem a Páscoa, muitos cristãos celebram a Quaresma. Derivado da palavra anglo-saxã "lencten", que significa "primavera", a Quaresma é um período especial de reflexão, jejum e oração, onde os cristãos são encorajados a recordar os sacramentos do batismo e da penitência em preparação para o Domingo de Páscoa. Não tem certeza quando começa Quaresma 2022? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o período.

O que é a Quaresma?

A época da Quaresma dura 40 dias para representar a quantidade de tempo que Jesus passou no deserto – jejuando e se preparando para seu ministério – e para comemorar, muitos cristãos optam por fazer um sacrifício próprio ao longo desses 40 dias. Luxos como sobremesa ou álcool são comumente abandonados na Quaresma, ou os cristãos podem realizar atos de bondade por meio de trabalho voluntário durante o período da Quaresma. Também é comum que os cristãos (especialmente os católicos romanos) desistam de carne durante a Quaresma, durante todos os 40 dias ou apenas nas sextas-feiras até a Páscoa.

Quando começa e termina a Quaresma 2022?

A Quaresma deste ano começará na quarta-feira, 2 de março de 2022, com a quarta-feira de cinzas. Nesse dia, os sacerdotes recolhem as cinzas do Domingo de Ramos do ano anterior e as esfregam na testa dos congregados, citando Gênesis 3:19: "...Pois és pó, e ao pó voltarás". A Quaresma termina no sábado, 16 de abril de 2022.

Todos os anos, o tempo quaresmal é determinado pela observância litúrgica do Domingo de Páscoa, que é um feriado cristão comovente. A data não pode ser fixada, pois a Páscoa sempre ocorre no primeiro domingo após a lua cheia pascal , que é a primeira lua cheia no ou após o equinócio da primavera.

A partir daí, as igrejas ocidentais e orientais diferem um pouco. Nas igrejas cristãs ocidentais, a Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas (a 7ª quarta-feira antes da Páscoa) e termina no Sábado Santo (o dia antes da Páscoa). As igrejas orientais começam a Quaresma na segunda-feira da 7ª semana antes da Páscoa e terminam na sexta-feira nove dias antes da Páscoa.

Ritual para a quaresma
Reprodução/pixabay

Como surgiu a Quaresma?

Desde os primórdios da Igreja Católica, há evidências de um período de preparação quaresmal antes da Páscoa, segundo o Catholic Education Resource Center. Tudo começou após o batismo de Jesus no rio Jordão, que Mateus 3:13-17 diz que marcou sua missão messiânica, e ele foi para o deserto por 40 dias. 40 dias é um número significativo nas tradições judaico-cristãs, representando a duração do Grande Dilúvio na escritura bíblica Gênesis, o tempo que Moisés passou no deserto antes de receber os Dez Mandamentos e os dias que os hebreus passaram no deserto antes de chegar à Terra Prometida .

Durante o período de jejum de 40 dias de Jesus no deserto, os cristãos acreditam que ele superou as tentações de Satanás e uma série de testes, que lhe deram o poder de cumprir sua missão de pregar, curar e salvar a humanidade do pecado quando ele voltou. Há também evidências históricas de que “nossos antepassados” – também conhecidos como apóstolos de Jesus – jejuaram por 40 dias, 24 horas por dia, antes da Páscoa. De fato, uma carta escrita ao Papa São Victor I de Santo Irineu em 203 DC mencionava o ato de jejuar por "40 horas" ou "40 dias, sete horas por dia".

Não foi até 325 EC que a Quaresma foi formalizada durante o Primeiro Concílio de Nicéia . Leis rígidas de jejum permitiam uma refeição por dia, desde que não envolvesse carne, vinho, óleo ou laticínios. No entanto, além da quarta-feira de cinzas e da sexta-feira santa, as rígidas leis de jejum dos católicos romanos foram renunciadas durante a Segunda Guerra Mundial.

Leia também:

Quarta-feira de cinzas é feriado ou ponto facultativo em 2022

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes