Dia do evangélico é feriado no Brasil ou não?

Data é comemorada dia 30 de novembro

O Brasil tem em seu calendário de feriados a maioria em comemoração a dias da religião católica, mas o dia do evangélico é um feriado também? A data é celebrada em 30 de novembro.

+ dia 1 de novembro é feriado?

Dia do evangélico é feriado

O dia 30 de novembro, Dia do Evangélico, é feriado no Distrito Federal, em Alagoas, Formosa, Luziânia, Valparaíso e outras cidades do Brasil. A data é instituída pela lei 12.328, sancionada em setembro de 2010 pelo presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT), mas não a definiu como um feriado nacional.

Mas a criação de uma data para comemorar o seguidores da religião no Brasil tem uma explicação: a quantidade. Em 2020, por exemplo, De acordo com pesquisa do Datafolha de 2020,  a população brasileira se declarava evangélica chegava a 31%, tornando esse segmento influente na política nacional. E segundo projeções do IBGE, esse grupo deve ultrapassar os católicos a partir de 2032.

A bancada evangélica no Congresso Nacional já é consolidada e existe há quase 3o anos, defendendo temas conservadores que tendem a direita e extrema-direita, e contra assuntos mais liberais, como igualdade de gênero, feminismo e aborto.

Com mais espaço no país, pode estar aí a explicação para o grupo dos evangélicos ganhar um dia no calendário.

No que os evangélicos acreditam?

O catolicismo e o protestantismo são duas denominações do cristianismo , assim como os xiitas e os sunitas são seitas do islamismo . Embora o Papa seja o chefe da Igreja Católica, o Protestantismo é um termo geral que se refere ao Cristianismo que não está sujeito à autoridade papal.

Os evangélicos levam a Bíblia a sério e acreditam em Jesus Cristo como Salvador e Senhor. O termo “evangélico” vem da palavra grega euangelion, que significa “as boas novas” ou “evangelho”. Assim, a fé evangélica centra-se nas “boas novas” de salvação trazidas aos pecadores por Jesus Cristo.

Mas quais as principais diferenças?

Local de culto
Católicos: Igreja, capela, catedral
Evangélicos: Igreja e qualquer lugar que você desejar, onde tenha a atmosfera certa para adoração.

Clero 
Católicos: O Papa, seguido por Cardeais, Arcebispos, Bispos e Padres, Monges e Diáconos. As mulheres podem ser freiras.
Evangélicos: Cada igreja é independente, chefiada por pastores, presbíteros e diáconos.

Imagens de santos
Católicos:  Uso de permitido como meio de inspiração.
Evangélicos: Não usado.

Feriados
Católicos: Natal, Quaresma, Páscoa, Pentecostes, Festas dos Santos.
Evangélicos: Natal e Páscoa.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes