Dia primeiro de novembro é feriado em 2023?

Dia primeiro de novembro é celebrado o Dia de Todos os Santos

Que 2 de novembro é feriado o brasileiro já sabe, mas e o dia primeiro de novembro? O Ministério da Economia estabelece o dia de finados, que em 2023 cairá em uma sexta-feira, um feriado nacional, mas a portaria da União não menciona a data que antecede finados como ponto facultativo.

Os dados são de portaria publicada em dezembro de 2022, que divulga os feriados nacionais e estabelece os dias de ponto facultativo no ano de 2023.

Mas como o 2 de novembro desse ano cai em uma quinta-feira, a sexta-feira pode ser ponto facultativo, dependendo da cidade.

VEJA: Dia do evangélico é feriado no Brasil ou não?

Dia primeiro de novembro celebra o Dia de Todos os Santos

Todos os anos, no dia 1º de novembro, muitos católicos romanos e outros cristãos ao redor do mundo celebram o Dia de Todos os Santos, que homenageia todos os santos da igreja considerados como tendo alcançado o céu.

Embora agora observado em novembro, o Dia de Todos os Santos foi originalmente comemorado em 13 de maio, apesar que a origem não possa ser rastreada com certeza, de acordo com a Enciclopédia Britânica. O Papa Bonifácio IV iniciou formalmente o que mais tarde seria conhecido como Dia de Todos os Santos em 13 de maio de 609 DC, quando dedicou o Panteão de Roma como uma igreja em homenagem à Virgem Maria e a todos os mártires.

De qualquer modo, a data atual de 1º de novembro foi estabelecida pelo Papa Gregório III durante seu reinado (731-741 dC), quando dedicou uma capela na Basílica de São Pedro, em Roma, em homenagem a todos os santos.

Embora esta celebração tenha sido originalmente limitada a Roma, mais tarde em 837 o Papa Gregório IV ordenou a observância oficial do Dia de Todos os Santos todo dia 1º de novembro e estendeu sua celebração a toda a Igreja.

De acordo com Catholic Online, dentro da Igreja Católica, o Dia de Todos os Santos é geralmente considerado um Dia Santo de Obrigação, o que significa que todos os católicos devem assistir à missa, a menos que sejam impedidos por doença ou outra desculpa suficiente.

Feriados em novembro de 2023

Os próximos feriados serão em 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 20 de novembro (Consciência Negra).

2 de novembro: o Dia de Finados é celebrado com feriado no Brasil, de acordo com a Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002. A data é amplamente observada em toda a comunidade cristã como um dia para orar por aqueles que já partiram. O dia é marcado em 2 de novembro, logo após o Halloween em 31 de outubro e o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro. Os católicos romanos comemoram o dia orando por todas as almas dos cristãos.

15 de novembro: nesta data os brasileiros vão celebrar o Dia da Proclamação da República, conforme Lei nº 662, de 6 de abril de 1949, ratificada pela Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002, para marcar a data da promulgação do Decreto 1 de 15 de novembro de 1889, assinado pelo Marechal Deodoro da Fonseca

20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, instituída pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data é ponto facultativo em todo o Brasil. Isto é, cada empresa tem o direito de permitir, ou não, que os funcionários trabalhem. No entanto, um projeto de lei pretende mudar para feriado nacional. Ou seja, assim como outros dias, fazer com que todo o país suspenda as atividades, obrigando patrões a pagarem os encargos trabalhistas como hora extra, por exemplo.

Depois, os próximos feriados serão de Natal, 25 de dezembro - que pode valer a partir das 14 horas da véspera, 24 de dezembro. O dia 31 de dezembro também começa a valer a partir das 14 horas por ser véspera de Ano-Novo, já que o dia 1 de janeiro é feriado.

Feriados em 2024

Veja quando cairão os feriados nacionais de 2024. A boa notícia para o trabalhador é que há 4 datas possíveis para a famosa emenda, que é quando o dia comemorativo cai em uma sexta ou segunda-feira.

01/01/24 - segunda-feira - Confraternização Universal

12/2/24 - segunda-feira - Carnaval

13/2/24 - terça-feira - Carnaval

29/3/24 - sexta-feira - Paixão de Cristo

21/4/24 - domingo - Tiradentes

01/5/24 - quarta-feira - Dia do Trabalho

30/5/24 - quinta-feira - Corpus Christi

07/9/24 - sábado - Independência do Brasil

12/10/24 - sábado - Nossa Sr.a Aparecida - Padroeira do Brasil

02/11/24 - sábado - Finados

15/11/24 - sexta-feira - Proclamação da República

25/12/24 - quarta-feira - Natal

+ Salário mínimo 2023 vai para quanto em maio?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes