Quarta-feira de cinzas é feriado ou ponto facultativo em 2022?

Por se tratar de uma data religiosa importante e diante das mudanças causadas pela pandemia, muitas pessoas têm dúvidas sobre como ficam as relações trabalhistas neste período

A Quarta Feira de Cinzas, 2 de março, abre o período quaresmal que é uma tradição católica realizada em preparação para a Páscoa. Por se tratar de um evento religioso importante para muitos fiéis que se reúnem para as celebrações eucarísticas, é comum pensarmos que a Quarta Feira de Cinzas é feriado nacional. 

Mas será que, de fato, essa data está no calendário anual de feriados nacionais? Entenda como isso interfere nas relações trabalhistas e o que muda com o cancelamento das celebrações de Carnaval devido à pandemia.

Aproveite e siga o DCI no Google News e acompanhe as últimas notícias do Brasil e do Mundo sobre entretenimento, futebol, Cultura e economia.

Quarta-feira de cinzas é feriado?

Muitos acreditam que a Quarta Feira de Cinzas é feriado no Brasil, no entanto, apesar de estar no calendário litúrgico dos cristãos, a Quarta Feira de Cinzas não é considerado um feriado. Isso porque não existe uma lei federal que estabeleça essa data como um feriado nacional.

Atualmente, existe apenas a possibilidade dessa data ser considerada feriado regional ou local, caso o governo responsável faça a devida regulamentação por meio de lei, seja ela de origem municipal ou estadual, visto que não há previsão oficial desta data vir a se tornar um feriado nacional.

Para este ano, a regulamentação da Quarta Feira de Cinzas está prevista na Portaria nº 14.817, que foi publicada pelo Ministério da Economia em dezembro de 2021. O documento que estabelece o calendário oficial de feriados nacionais para o ano de 2022, destaca que o dia 2 de março, Quarta Feira de Cinzas não é feriado, mas sim ponto facultativo.

Vale ressaltar que, mesmo com a suspensão do ponto facultativo em vários estados brasileiros devido à disseminação da variante ômicron da covid-19 e ao cancelamento das festividades alusivas ao Carnaval, nada mudou com relação à Quarta Feira de Cinzas.

Como funciona o trabalho na Quarta-feira de Cinzas?

Quarta feira de cinzas é feriado
Foto: reprodução/pixabay

Ao contrário dos feriados, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não determina como as empresas devem agir nos dias de pontos facultativos, então, se a Quarta Feira de Cinza é ponto facultativo, também é considerado dia normal de expediente.

Como não existe nenhuma regra que prevê a concessão de folga nessa data fica a critério de cada empregador estabelecer se irá paralisar ou não o trabalho nesta data. Também não há nenhuma lei trabalhista que proíba o trabalho em dia de ponto facultativo, então, a empresa pode convocar o colaborador para o dia de trabalho normal sem haver a necessidade de fazer o pagamento em dobro.

Caso venha a faltar, o trabalhador também precisa justificar sua ausência e pode, inclusive, receber uma advertência, suspensão e desconto do dia não trabalhado. Diante disso, a orientação é ficar atento se na sua cidade a Quarta Feira de Cinzas é feriado.

Por outro lado, as empresas podem conceder a folga sem a necessidade de que o trabalhador faça o pagamento dessas horas ou, se optar pela compensação desse dia, basta fazer um acordo individual ou coletivo.

Neste caso, é preciso definir como será a compensação das horas não trabalhadas devendo a empresa respeitar o limite máximo de duas horas extras diárias. Há ainda a possibilidade do trabalhador utilizar o seu banco de horas para compensar essa folga. 

Horário do expediente na Quarta de Cinzas

A tradição da Quarta Feira de Cinzas mantém um período de folga que se estende até o início da tarde, assim, ficou determinado que o ponto facultativo da próxima quarta-feira, dia 2, vai até às 14 horas. 

Mas como vimos, cada empresa determina como será o dia de expediente na Quarta de Feira de Cinzas, portanto, busque informações na empresa  para saber como será o expediente nessa data. Para funcionários públicos, no entanto, as atividades ficam paralisadas durante o ponto facultativo, ou seja, até às 14h do dia 2 de março.

Quanto às atividades que são consideradas essenciais, como por exemplo, os atendimentos de saúde relacionados à situações de urgência e emergência, além do trabalho realizado pela segurança pública, o funcionamento ocorrerá normalmente na Quarta Feira de Cinzas. 

Qual é o significado da Quarta-feira de cinzas?

A Quarta Feira de Cinzas sempre acontece um dia após a terça-feira de Carnaval, marcando o encerramento das festividades e o início da Quaresma, ou seja, dos 40 dias nos quais a Igreja chama os fiéis para se prepararem para a Semana Santa e a Páscoa. 

Neste período são realizadas as práticas de penitência, como jejuns, oração e obras de caridade. O objetivo dessa data é recordar que aqueles que se arrependerem dos seus pecados podem ser perdoados e ganharão a vida eterna. Neste sentido, as igrejas chamam os fiéis para as tradicionais missas e realizam celebrações na Quarta Feira de Cinzas inspiradas nos antigos rituais judaicos.

Dentre elas está a imposição de cinzas de ervas queimadas, que simbolizam o arrependimento dos pecados diante de Deus e o caráter transitório dos seres humanos na Terra. Esse rito sacramental foi incorporado à Igreja Católica, por volta do século XI. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes