Quando será o próximo feriado nacional em 2022

Com a passagem do Carnaval, já é hora de saber quando haverá uma nova possibilidade de folga no calendário. Em dezembro de 2021, o Ministério da Economia divulgou a lista com os 14 feriados nacionais, em que 5 deles são pontos facultativos. Confira abaixo a data do próximo feriado nacional em 2022, assim como de outros dias com possibilidade de descanso ao longo do ano.

Aproveite e siga o DCI no Google News

Próximo feriado nacional em 2022 será em abril

O próximo feriado nacional em 2022 será no dia 15 de abril, conhecido como Paixão de Cristo ou Sexta-feira Santa, que será o único prolongado do ano, durando até o domingo de Páscoa. O mês ainda irá contar com o feriado de Tiradentes, no dia 21, que, por cair numa quinta-feira, poderá render uma emenda com o fim de semana.

Para os paulistanos, estas serão as últimas possibilidades de folga prolongada no primeiro semestre de 2022, já que a cidade de São Paulo antecipou cinco feriados. Entre eles, está o ponto facultativo de Corpus Christi, que cai no dia 16 de junho, uma quinta-feira. No mês de maio, o único feriado nacional será no dia 1º, que é um domingo, quando comemora-se o Dia do Trabalho. 

Feriados nacionais do segundo semestre em 2022

Ao todo, em 2022, teremos 9 feriados nacionais, além das datas comemorativas estaduais e municipais. No entanto, no segundo semestre do ano, haverão poucas possibilidades de folgas prolongadas para todo o país. Muitos feriados nacionais irão cair na quarta-feira, impedindo a chance de emendar com outros dias da semana. Esse é o caso dos dias da Independência do Brasil (7 de setembro), de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e de Finados (2 de novembro).

Apenas o dia da Proclamação da República, 15 de novembro, terá a possibilidade de emenda, por ser numa terça-feira. Até mesmo o Natal não irá render uma folga, já que cai num domingo. No entanto, para os funcionários públicos há o Dia do Servidor Público, em 28 de outubro, que vai ser numa sexta-feira, junto ao fim de semana.  

Qual a diferença entre feriado e ponto facultativo?

Como o próprio nome diz, o ponto facultativo é uma data opcional, ou seja, fica a cargo da empresa decidir se será um dia de trabalho ou não. Todo ano, o governo federal publica uma portaria definindo quais dias entram nessa classificação, que costumam ser datas comemorativas ou históricas mas que não se enquadram como feriado nacional. 

Dessa forma, diferentemente dos feriados, nos pontos facultativos não é obrigatório que as empresas do setor privado dispensem seus funcionários. No setor público, a folga nesses dias é mais comum, como acontece, por exemplo, com escolas municipais e estaduais. 

Veja também quando será o próximo feriado em São Paulo em 2022

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes