Quando será o próximo feriado em São Paulo em 2022

Ao todo serão 9 feriados em 2022

Contando os dias para o próximo feriado? Neste ano, há nove folgas previstas no calendário do paulista. Mas quando será o próximo feriado em São Paulo em 2022 e quais serão os feriadões com possibilidade de emendar a folga com o fim de semana, o leitor confere logo abaixo.

Veja: Dia 7 de setembro é feriado nacional

Próximo feriado em São Paulo em 2022 será em abril

O próximo feriado em São Paulo em 2022 será na Paixão de Cristo, ou sexta-feira Santa, em abril. Devido à antecipação de alguns feriados no ano passado para a criação de um “megaferiado”, o calendário da capital paulista sofreu alterações significativas em 2022. Por isso, o aniversário da cidade por exemplo, que normalmente é um feriado municipal, virou ponto facultativo.

Além disso, o Dia da Consciência Negra, em novembro, também foi antecipado. Por conta dessas duas alterações, a capital paulista não terá nenhum feriado municipal este ano. Os paulistanos terão como opção para descansar ou viajar somente nas datas oficiais do estado e do país.

O Carnaval é considerado ponto facultativo em São Paulo. Sendo assim, o próximo feriado em São Paulo em 2022 será somente na sexta-feira Santa, dia 15 de abril. Em relação aos feriados prolongados, além da sexta-feira Santa, serão apenas dois: Tiradentes e Proclamação da República.

Carnaval

Embora seja uma data em que comumente o trabalhador está de folga, a terça-feira de Carnaval não é oficialmente um feriado nacional. Em algumas cidades brasileiras, a data é considerada feriado local ou estadual. No entanto, em São Paulo, o dia 1º de março é um ponto facultativo, o que faz com que a liberação dos funcionários por parte das empresas seja opcional.

Sexta-feira Santa – próximo feriado em São Paulo em 2022

Esse será o próximo feriado em São Paulo em 2022. Ao contrário do Carnaval, a sexta-feira Santa, que antecede o domingo de Páscoa, é um feriado nacional. Este ano, a Paixão de Cristo será um dos poucos feriados em que será possível emendar para um descanso prolongado.

Tiradentes

O dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, também é feriado nacional. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, inclusive, os desfiles das escolas de samba que seriam realizados no Carnaval, foram transferidos para o feriado prolongado de Tiradentes. Este ano, a data cairá numa quinta-feira e, por isso, boa parte dos trabalhadores poderá emendar com o fim de semana.

Dia do Trabalho

Este ano, o feriado do Dia do Trabalho, em 1º de maio, cairá no domingo. No entanto, esta data é considerada feriado nacional, além de ser celebrada também em outros países do mundo, como os localizados na América do Sul, o México, vários países da Europa Ocidental, Índia, China e países da África.

Corpus Christi

Normalmente, Corpus Christi também é uma data em que os trabalhadores costumam parar. No entanto, a data não é oficialmente um feriado nacional e sim ponto facultativo, embora muitas cidades celebrem como feriado. Em São Paulo, no entanto, o feriado do dia 16 de junho foi antecipado em 2021. Somente empresas que não aderiram ao “megaferiado” devem fechar neste dia.

Revolução Constitucionalista

O feriado do dia 9 de julho é exclusivo para quem mora no estado de São Paulo, já que se trata de uma data comemorativa estadual. O feriado está mantido, mas a má notícia é que, este ano, a data cairá num sábado, o que não deixará ser feriado prolongado.

Dia da Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados

7 de setembro (Independência do Brasil) também é um feriado nacional, bem como o Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro). Mas este ano, os brasileiros não poderão emendar essas datas porque todas cairão na quarta-feira.

Proclamação da República

Mais um feriado nacional em que alguns trabalhadores poderão emendar será a Proclamação da República, em 15 de novembro. Empresas e repartições que trabalham com o sistema de banco de horas podem permitir a folga na segunda-feira, mas isso não é uma regra.

Natal – próximo feriado em São Paulo depois da Proclamação da República em 2022

Depois da Proclamação da República, o próximo feriado oficial em São Paulo será somente no Natal, que cairá no domingo em 2022. A véspera é considerada ponto facultativo a partir das 14h, o que pode aliviar um pouco os brasileiros que trabalham no fim de semana.

Diferença feriado e ponto facultativo

Qual a diferença entre ponto facultativo e feriado? A diferença é que o feriado trata de uma data que consta nos calendários nacionais, estaduais e municipais, e torna obrigatória a liberação de serviço no dia respectivo. Os feriados federais, por exemplo, são publicados no Diário Oficial da União. Já o ponto facultativo é aquele que é opcional para as empresas do setor privado.

Veja também os feriados no Brasil em 2022

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes