Além da Natura: veja outras marcas que apostam na diversidade

Ao saírem do lugar comum e do óbvio com pessoas consideradas “fora do padrão”, as marcas provocam um debate necessário

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As marcas têm investido cada vez mais em personagens icônicos para atingir seu público-alvo. Porém, com o uso de alguns artifícios, como um bom slogam, mensagem final, e um pouco de humor, é possível ganhar a simpatia e a credibilidade do consumidor.

Mas, em muitos casos, ao saírem do lugar comum e do óbvio, eles provocaram um debate necessário. Foi o que aconteceu com a Natura, que contratou o ator Thammy Miranda, transexual, para a campanha de Dia dos Pais deste ano.

Entretanto, o ator, casado com Andressa Ferreira, e pai do menino Bento, de 6 meses, chegou a ser alvo de ofensas transfóbicas nas redes sociais, enquanto a multinacional de cosméticos sofria uma pequena tentativa de boicote. A campanha viralizou.

Thammy Miranda olhando para frente sorrindo com moletom colorido
Thammy Miranda é um dos garotos-propaganda da campanha do Dia dos Pais da Natura (Reprodução/Instagram)

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Repercussão

Com a repercussão dividida, Thammy logo respondeu à altura os ataques que sofreu mostrando a importância de uma paternidade responsável. “Pai é quem não abandona. Ser pai é ter coragem de enfrentar os seus medos e ensinar pelo exemplo. Ser pai é ter coragem de cuidar e vivenciar todas as fases com o seu filho”, declarou o de Gretchen. Já a Natura colheu os frutos como empresa ao abraçar a diversidade, com a disparada de suas ações na Bolsa de Valores.

Segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, após o anúncio de Thammy e de outros influenciadores digitais para a campanha, a Natura viu suas ações subirem 10,09% nos últimos dois dias, para R$ 48,67.

Veja outras marcas que apostam na diversidade

Bob’s – “fora do padrão”

Em 2018, a rede de fast food Bob’s criou uma campanha para os consumidores “fora do padrão”. Batizada de “Relaxa e Bob’s”, a campanha foi baseada em pesquisas coordenadas pela NBS em parceria com Provokers durante um ano.

Entretanto, o comercial, produzido pela Yourmama, mostrou personagens que não se encaixam em alguns “padrões da sociedade” –entre eles, homens fora de forma e mulheres que não querem ter filhos. A campanha também terá participação dos influenciadores Caio Revela e Sabrina Dibynis, personagens do filme, além de Alexandrismos, Jefão Black e a blogueira Amanda Noventa.

Campanha do Bob' com pessoas sem camisa olhando para frente - marcas que apostam na diversidade
Em 2018, o Bob’s criou a campanha “Relaxa Bob’s” com pessoas consideradas pela sociedade “fora do padrão”

“A comunicação traduz a forma como evoluímos no relacionamento com o consumidor, dando liberdade de escolha para os clientes. Mas o Bob’s defende que as pessoas podem exercer sua individualidade em todos os campos da vida, inclusive nas lojas da marca”, disse Marcello Farrel, diretor geral da rede, ao UOL.

 

Nivea – marcas que apostam na diversidade

Aos 62 anos, a trans Ana Carolina Apocalypse, que realizou sua transição de gênero aos 59 anos de idade, foi contratada como a nova influencer da Nivea, uma das maiores marcas de cosméticos do mundo. Entretanto, a história de Ana viralizou em junho, quando ela compartilhou uma fotografia de antes e depois de sua transição, mostrando como sua vida mudou em tão pouco tempo. A história foi compartilhada pelo perfil no Instagram “Razões para Acreditar” e viralizou.

Depois de uma vida inteira vivendo como homem, Ana Carolina teve muita coragem para assumir que não era com aquele gênero que ela se reconhecia e contou sua história nas redes sociais. Além disso, Ana Carolina virou uma típica influenciadora, com direito até aos famosos “recebidos” e publiposts. Ela comemorou a novidade nas redes sociais.

“Oi gente! Estou muito feliz! O pessoal da Nivea Brasil foi uns amores comigo e me enviou vários mimos muito chiques. Cara sorridente com os olhos em forma de coração e me convidaram para ser influenciadora deles, tô chique demais! Porque agora que sou parceira da Nivea, vem muita coisa legal por aí. Obrigada amores”, escreveu ela. Com o sucesso, Ana já conquistou quase 60 mil seguidores no Instagram.

Ana Carolina posada sorrindo olhando para frente sorrindo com creme da nivea no rosto e segurando o pote nas mãos - marcas que apostam na diversidade
Aos 59 anos, Ana Carolina realizou sua transição de gênero. Aos 62, tornou-se influenciadora da Nivea (Reprodução/Instagram)

Pajaris – marcas que apostam na diversidade

A marca de moda praia brasileira Pajaris, fundada em 2015 pela estilista Camila Panades, convidou Isabella Savaget, que teve paralisia cerebral ao nascer. A jovem agora faz parte do time de influenciadoras que promove a marca nas redes sociais.

Aos 18 anos, Isabella, estudante de direito, teve falta de oxigenação na hora do parto, o que afetou a sua coordenação motora. Porém, sua capacidade intelectual se manteve 100% preservada. Ela também contou que sofreu de anorexia nervosa, mas que foi salva por sua cachorrinha, Bellinha, da raça shitzu.

Em 2018, Isabella criou uma conta no Instagram para sua pet, no entanto, depois de compartilhar um vídeo de sua história, percebeu que poderia ajudar as pessoas.

“Mudei o nome para @duas_bellas em 2019. Hoje, o perfil (com mais de 47 mil seguidores) é uma grande rede de apoio, principalmente agora. Por exemplo, em plena pandemia, tenho conseguido estar ao lado, virtualmente, de quem precisa de suporte emocional. Esta é uma das minhas missões. O amor salva”, contou ela ao jornal “O Globo”.

Isabella Savaget sorrindo olhando para frente com a sua cachorrinha Bellinha no colo - marcas que apostam na diversidade
Isabella Savaget teve paralisia cerebral ao nascer. Hoje, aos 18 anos, é uma das influenciadoras digitais da marca moda praia Pajaris (Reprodução/Instagram)

 

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