Inscritos no Bolsa Família podem ter internet de graça, sugere PL

Cerca de 4,8 milhões de crianças e adolescentes ficaram sem ter aula por falta de acesso a internet, durante a pandemia em 2020.

A internet de graça para beneficiários do Bolsa Família é uma solução para alunos afetados pela pandemia. Sendo assim, o acesso será para famílias em situação de vulnerabilidade e com financiamento com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicação (Fust). Isso é o que sugere o Projeto de Lei 4.243/2020.

Como deve funcionar a PL da internet de graça?

A proposta do senador Calos Fávaro (PSD-MT) foi apresentada em agosto e segue em tramitação no Senado. Para ele, a disparidade no acesso às aulas online entre crianças de famílias ricas e pobres "chocou o Brasil". Isso porque cerca de 4,8 milhões de crianças e adolescentes vivem sem internet em casa e ficaram sem estudar durante a pandemia. Portanto, a solução é disponibilizar internet de graça.

“Ora, são quase 5 milhões de jovens que, durante a reclusão imposta pela pandemia de covid-19, ficam inteiramente impossibilitados de assistir a aulas e de buscar insumos para estudar. O que se deseja evidenciar é que a falta de inclusão digital não pode continuar a se impor e causar um severo deficit de acesso à informação, aí incluídos os direitos ao gozo de direitos e ao estudo.”

Além disso, o relator do Projeto de Lei 4.243/2020, defendeu que "não podemos deixar essas famílias mais carentes do Brasil à margem dessa tecnologia. Seus filhos devem poder estudar a distância, fazer cadastros, compras. A universalização da informação é fundamental". Sendo assim, Fávaro apontou que a internet não é mais um 'artigo de luxo', mas uma necessidade em tempos atuais.

Mas também, Fávaro propõe mudanças na Lei do Bolsa Família para que a gratuidade à internet tenha garantia aos beneficiários do programa. Ademais, a disponibilidade de um dispositivo na Lei Federal de Telecomunicações para uso dos recursos do Fust como financiamento.

Por fim, ainda não há data prevista para aprovação da proposta.

Leia também
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes