Jeff Bezos: veja 4 livros que CEO da Amazon recomenda

O fundador da empresa bilionária Amazon não tem uma lista de obras que ele mais gosta, contudo, existem algumas sobre sucesso e liderança que o empresário admira.

Para quem é fã do fundador da Amazon, Jeff Bezos, e quer conhecer mais sobre o grande empresário do mundo moderno pode buscar conhecimento nos livros. Inclusive Bezos começou seu negócio vendendo livros virtualmente. Existem inúmeras obras que tratam sobre sucesso e liderança no mundo dos negócios.

Embora Jeff Bezos não tenha uma lista de livros que ele mais gosta, de acordo com o site BookAuthority, que compila listas de livros recomendados por especialistas e grandes executivos, Bezos já mencionou diversas leituras que o inspiraram em entrevistas e publicações em suas redes sociais no passado.

Veja também a história de Bezos.

Quem é Jeff Bezos?

Jeff Bezos é o fundador e CEO da Amazon, empresa de vendas online. Atualmente, ele ocupa a primeira posição na lista dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna de cerca de US$200 bilhões.

Além disso, sua fortuna de aumenta de modo exponencial desde o começo da pandemia do Covid-19.  Em um único dia desse ano, em julho, a fortuna do CEO aumentou em US$13 bilhões.

Confira 4 obras que Jeff Bezos recomenda:

Empresas Feitas Para Vencer: Por Que Algumas Empresas Alcançam a Excelência… e Outras Não, de Jim Collins

Jeff bezos
Foto: divulgação

Essa obra tem como cerne responder ao questionamento: “Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura?”.  O livro mostra ostra como as grandes empresas triunfam no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização desde sua concepção. Além disso, o autor dá exemplos de casos bem sucedidos, que desafiam a lógica e transformam a mediocridade em uma superioridade duradoura. Além de apresentar as características para uma empresa alcançar o sucesso desejado.

Feitas Para Durar: Práticas Bem-sucedidas de Empresas Visionárias, de Jim Collins e Jerry I. Porras

Jeff bezos
Foto: divulgação

Do mesmo autor de Empresas Feitas Para Vencer, esse livro mostra o resultado de seis anos de pesquisa com 18 empresas de sucesso, que têm idade média de 100 anos. Eles investigaram as empresas desde seus primórdios até a época da pesquisa, passando por todos os seus estágios: startups, empresas medianas e grandes corporações e as compararam com suas concorrentes.  No processo, os autores perguntaram: O que diferencia as empresas legitimamente expressivas das outras? O livro traz uma análise, com dados reais, para responder esse questionamento.

Jeff Bezos | Memos from the Chairman, de Alan C. Greenberg

Capa do livro
Foto: divulgação

Esse livro, em questão, fala sobre como o presidente da empresa Bear & Stearns, Alan Greenberg, faz a gestão de sua companhia. O empresário traz dicas simples, como controlar seus gastos e manter uma ética e moral dentro de sua empresa. Além de afirmar que é preciso ter humildade para crescer. O livro foi lido desde Warren Buffett até Jeff Bezos e traz ideias de gestão para uma companhia chegar ao sucesso. Infelizmente, não há versão em português da obra de 1996.

Jeff Bezos | O Dilema da Inovação, de Clayton M. Christensen

Capa do livro
Foto: divulgação

Esse livro visa explicar porque grandes empresas fracassam mesmo  mantendo sua antena competitiva ligada, ouvindo os clientes e investindo agressivamente em novas tecnologias, ou seja, fazendo tudo da maneira correta.  ,'O Dilema da Inovação' apresenta um conjunto de regras para capitalizar o fenômeno da inovação. O livro visa trazer algumas regras de como fazer as coisas da forma certa, mas também no tempo certo para evitar os fracassos e seguir com o sucesso.

A obra foi escolhida por editores da Amazon como um dos 100 melhores títulos da história sobre liderança e sucesso.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes