Após 51 anos, mensagem do Assassino do Zodíaco é decifrada

O famoso caso que aterrorizou os habitantes do Norte da Califórnia na década de 1960 teve parte de seu desfecho descoberto no começo deste mês.

O famoso caso do assassino do Zodíaco, que inspirou o filme estrelado por Robert Downey Jr parece ter sido decifrado. Um código criptografado foi enviado pelo autor dos crimes à 1969 para o jornal “San Francisco Chronicle”, de São Francisco há mais de 50 anos. Apenas agora três entusiastas da criptografia conseguiram resolver o mistério e decifrar a mensagem.

Assassino do Zodíaco

Na década de 1960, um assassino aterrorizou em Bay Area, na Califórnia, causando cinco mortes na época. Embora o Zodíaco tenha reivindicado 37 homicídios em cartas aos jornais, os investigadores confirmaram apenas sete vítimas, das quais duas sobreviveram, ou seja cinco homicídios. Seus crimes foram cometidos de forma brutal. O assassino enviava cartas criptografadas para assustar mais a população e desafiar as autoridades. Zodíaco nunca foi encontrado ou preso.

Mensagem criptografada

Carta do assassino do zodíaco
Carta criptografada (foto: divulgação)

Em 1969, o assassino do Zodíaco enviou uma mensagem criptografada ao jornal, somente agora ela foi decifrada. Nela o autor se gaba dos seus feitos, desafia as autoridades, mas não revela nem dá pistas sobre a sua identidade nem sobre o motivo dos crimes. Acreditava-se que ele poderia ter revelado seu nome, mas não foi o caso.

O código foi desvendado a 3 de dezembro e, dois dias depois, a equipa comunicou a solução ao FBI, a agência federal dos Estados Unidos responsável pela investigação.

David Oranchak, um web designer norte-americano, Sam Blake, um matemático australiano, e Jarl Van Eycke, um engenheiro de software foram os responsáveis por desvendar a mensagem.

“Espero que se estejam a divertir muito a tentar encontrar-me. Não tenho medo da câmara de gás porque ela vai mandar-me para o paraíso muito mais cedo, porque agora tenho escravos suficientes a trabalhar para mim” diz a mensagem.

FBI

O FBI confirmou a quebra do código e disse que continua a buscar justiça para os mortos pelo assassino.

No tuíte abaixo, o órgão diz o seguinte:

“O FBI tomou conhecimento que um código atribuído ao Assassino do Zodíaco foi decifrado por cidadãos. O caso do Assassino do Zodíaco continua sendo uma investigação em andamento para a divisão do FBI em São Francisco e para nossos parceiros locais. O Assassino do Zodíaco aterrorizou múltiplas comunidades pelo norte da Califórnia e, mesmo após décadas, nós ainda continuamos a buscar justiça para as vítimas destes crimes brutais. Devido à natureza em andamento da investigação, e por respeito às vítimas e seus familiares, não faremos mais comentários neste momento."

caso inspirou dois filmes — “Zodiac” (2007), com Robert Downey Jr. no papel de um cartunista investigador e “Dirty Harry” (1971), com Clint Eastwood como um detetive.

O assassino ainda enviou mais códigos que ainda podem ser decifrados no futuro e instigam as pessoas até hoje.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes