Aquário do Pantanal: valor do ingresso e horário de funcionamento

Aquário do Pantanal começa a receber visitar em maio de 2022

Após 11 anos em obras, o Bioparque Pantanal, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, foi inaugurado em 28 de março de 2022, e já está aberto para visitação. Agora, saiba o valor do ingresso do Aquário do Pantanal e o horário de funcionamento. 

Aquário do Pantanal e valor ingresso

Em abril, o Aquário do Pantanal abriu as portas para escolas e instituições de ensino, e a partir do dia 22 do mesmo mês foi permitido que o público geral começasse a agendar visitação. O horário de funcionamento será das 7h30 às 18h, e as visitas ocorrerão no período da manhã, das 9h às 11h30, e à tarde, das 14h às 17h30. A duração de cada visitação será de aproximadamente 1h30. E a boa notícia é que os passeios vão ser gratuitos até o última dia de 2022, segundo o governo do Mato Grosso do Sul, por isso o valor do ingresso ainda não foi divulgado. 

Cada dia da semana, o Bioparque Pantanal será aberto para determinado grupo, como escolas, público geral e instituições. Dessa forma, a segunda-feira será destinada às escolas estaduais; a terça e a quinta, ao público geral; a quarta será voltada para as escolas municipais pela manhã e particulares à tarde; e, por fim, na sexta, grupos de associações, fundações, instituições e visitas técnicas de universidades, por exemplo, poderão visitar o espaço. Além disso, todos os dias haverá dez vagas exclusivas para turistas e trade turístico que poderão garantir a visita mediante agendamento pelo site e comprovação da condição de turista.

A população já pode realizar o agendamento pelo site oficial do Aquário do Pantanal (agendamento.bioparquepantanal.ms.gov.br). Ele fica localizado no Parque das Nações Indígenas, na Av. Afonso Pena, nº 6277, bairro Chácara Cachoeira.

Aquário do Pantanal valor ingresso
Foto: reprodução/governo de Mato Grosso do Sul

O que tem no aquário?

Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o aquário do Pantanal possui 33 tanques, sendo 23 internos e 8 externos, além de um de abastecimento e outro de descarte de efluentes. Atualmente, este é o maior laboratório de peixes pantaneiros do mundo, com 150 tanques ativos que abrigam 220 espécies de peixes neotropicais: 151 espécies pantaneiras; 55 da Amazônia; 14 africanas e outras da Oceania, Ásia e América Central.

Os diversos tanques retratam, individualmente, ambientes harmonizando a fauna e a flora, que transportam o visitante para diferentes paisagens ao redor do Brasil e do mundo, com a cenografia assinada pelo artista plástico, cenógrafo e ambientalista Roberto Alves Gallo. Como exemplo, há o Tanque África, que representa o Lago Tanganyika, localizado entre a Tanzânia, República Democrática do Congo, Burundi e Zâmbia, e é considerado o lago mais longo do mundo.

As paisagens brasileiras também são devidamente retratadas em espaços como o tanque Neotrópico, o maior presente no Bioparque, que representa a floresta inundada da Amazônia, ou igapó. Com uma ambientação executada para transmitir a sensação de grande extensão a partir da perspectiva de um fundo infinito, parece até mesmo que você está caminhando dentro do rio. O aquário do Pantanal também possui ambientes ao ar livre e tanques que possibilitam a observação de outros animais além dos peixes, como, por exemplo, o jacaré do papo amarelo e a sucuri.

O local também oferece um museu interativo, biblioteca, auditório com capacidade para 250 pessoas, sala de exposição e laboratórios de pesquisa para estudantes, cientistas e pesquisadores. Além de um ambiente para lazer e resgate da cultura do Estado, o Bioparque Pantanal será voltado para o desenvolvimento de pesquisas, promovendo a conservação de espécies e educação ambiental.

O edifício circular que compreende o aquário é um projeto de Ruy Ohtake, filho da renomada artista Tomie Ohtake, e grande idealizador de prédios da capital paulista. O arquiteto faleceu em 2021, sem poder ver a abertura do espaço à população.

A obra custou mais de R$ 200 milhões aos cofres de Mato Grosso do Sul e foi entregue com atraso de uma década. A estimativa inicial era de que o espaço ficaria pronto em 900 dias.

Leia também: 8 animais que vivem no Pantanal de MS e MT

Você pode gostar também
buy cialis online