Banco Central anuncia mudanças na concessão do cartão de crédito

Medidas entram em vigor em 2022 e visam reduzir burocracia de olho na maior digitalização dos meios de pagamento

O Banco Central anunciou mudanças para a contratação de cartão de crédito e também de contas de pagamento pré-pagas. Elas constam da Resolução do BC nº 96 e entram em vigor em março de 2022. As novidades estão ligadas à redução de burocracia para abertura de contas e concessão de cartão de crédito, e preparam o terreno para ampliação do processo de digitalização dos meios de pagamento, facilitando a criação e oferta de serviços.

São alterações que devem agilizar também a implementação do Open Banking, sistema de compartilhamento de informações dos correntistas entre os bancos. Isso sempre que for solicitado pelos clientes. Por meio de nota, o BC esclareceu que as novas regras virão em linha com as mesmas que tratam da conta corrente.

A partir de 2022, será extinta a chamada lista taxativa de informações cadastrais mínimas dos clientes para abertura de novas contas e contratação do cartão de crédito. Vai ficar a critério de cada instituição financeira definir quais as informações necessárias dependendo do perfil do cliente.

O que o BC está fazendo com  a medida é repassar às instituições financeiras a responsabilidade de fixar os critérios para escolha de seus clientes, de acordo com seus objetivos e conveniências. Ao mesmo tempo, a Resolução simplificou o processo para o encerramento de contas.

Mais transparência nas faturas do cartão

O Banco Central também determinou um número maior de informações que devam constar nas faturas do cartão de crédito. Será obrigatório, por exemplo, informar o saldo total consolidado das obrigações futuras contratadas, assim como parcelamentos de compras, o total de operações de crédito, se houver, e o valor das tarifas cobradas.

A  nova norma ainda define disposições mínimas que devem constar do contrato e torna obrigatório o encaminhamento ou disponibilização do cartão de crédito ao titular, por meio físico ou eletrônico. Assim também como os respectivos demonstrativos e faturas, de acordo com a forma e o canal escolhidos por ele, entre as opções disponibilizadas pela instituição financeira.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes