Dia 13 de maio é feriado ou ponto facultativo em 2022?

No dia 13 de maio, comemora-se a abolição da escravatura no Brasil, que foi determinada pela Lei Áurea, em 1888. Pelo fato desta data se referir a um marco histórico, uma dúvida que costuma surgir é se o dia 13 de maio é feriado ou ponto facultativo.

Dia 13 de maio é feriado nacional em 2022?

O dia 13 de maio não é feriado nacional, nem ponto facultativo em 2022. Apesar de dias que representam grandes feitos da história brasileira costumarem ser destinados a celebrações e descanso do trabalho, como, por exemplo, o dia da Independência do Brasil, não é o caso da data que marca a oficialização da Lei Áurea, de 1888.

No entanto, o dia 13 de maio já foi feriado nacional tempos atrás, mas essa condição se alterou por conta do decreto nº 19.488, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, em 1930. Atualmente, a data também não está presente no calendário lançado pelo Ministério da Economia em dezembro do ano passado, que determina quais são os feriados e pontos facultativos de 2022.

O que foi a Lei Áurea?

Mesmo com o fato de que o dia 13 de maio não é feriado, ele não deixa de ter grande importância na história nacional. Nessa data, em 1888, foi assinada a Lei Áurea, ou Lei da Abolição da Escravatura, pela Princesa Isabel. Na época, o Brasil foi o último país livre da América a acabar com a escravidão, que era presente no país desde o período colonial, totalizando cerca de 400 anos.

O movimento abolicionista ganhou força por volta da década de 1880, durante o reinado de Dom Pedro II. Mas, antes da Lei Áurea tornar-se oficial, outras medidas referentes a pessoas escravizadas haviam entrado em vigor. Em 1850, foi instituída a Lei Eusébio de Queirós, que proibia o tráfico de escravos em “navios negreiros” vindos da África. Anos depois, em 1871, a Lei do Ventre Livre determinou que filhos de escravos não seriam considerados escravos a partir daquele ano. E, três anos antes da abolição, oficializou-se a Lei dos Sexagenários, que impunha a libertação de escravos com idade acima de 60 anos.

Assim, somou-se nesse período a regência da Princesa Isabel, que assumiu o governo em função do seu pai estar fora do país por questões de saúde. Diante do contexto da época, ela assinou, no dia 13 de maio de 1888, a lei nº 3.353, que declarava extinta a escravidão do Brasil, concedendo, então, a libertação de mais de 700 mil escravos. Mas, mesmo sendo tratada como um marco histórico, com o passar do tempo a data foi perdendo seu apreço na sociedade brasileira.

No decorrer da história, diversos movimentos negros passaram a ver esse marco como um ato que colocava a Princesa como protagonista no episódio da abolição da escravidão. Logo, como forma de também contrapor esse dia, foi instituído o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, como uma maneira de enfatizar a força dos próprios negros em sua emancipação, em que marca a data da morte de Zumbi dos Palmares.

Próximos feriados nacionais em 2022

Segundo o calendário lançado pelo Ministério da Economia em dezembro de 2021, neste ano vamos ter 9 feriados nacionais e 5 pontos facultativos, que são dias de folga opcionais para as empresas. Já que a data não está no documento, o dia 13 de maio não é feriado nacional. Confira quando serão as próximas possibilidades de descanso ao longo do ano:

  • 16 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  • 28 de outubro: Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
  • 2 de novembro: Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional);
  • 25 de dezembro: Natal (feriado nacional).

Leia mais: Corpus Christi é feriado nacional ou ponto facultativo em 2022

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes