Eleições 2020: conheça as vantagens do aplicativo e-título

O aplicativo pode ser uma alternativa para quem não tem a cédula eleitoral em mãos, mas ainda é preciso levar um documento original com foto no dia da votação.

Segundo a Justiça Eleitoral, mais de 20 milhões de downloads do aplicativo e-título já foram feitos. O titulo virtual pode substituir a tradicional cédula de eleitor no dia de votação. Contudo, o aplicativo conta com outras funções, que vão ajudar o cidadão em 2020, confira quais são.

E-título substitui cédula de eleitor?

O e-título pode ser usado como alternativa à cédula eleitoral, mas ainda é preciso levar algum documento de identificação, como carteira de motorista, identidade, carteira de trabalho ou passaporte. Essa necessidade se deve ao fato de que o aplicativo não conta com a foto do eleitor. Em sua primeira versão, o documento digital continha a imagem do cidadão, mas depois Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a foto foi retirada. Além disso, a nova versão exige uma senha para maior segurança dos usuários.

Foto mostra tela do aplicativo e-título
Nova versão do aplicativo (foto: divulgação)

Outras vantagens do e-título

Além dos dados pessoais, o aplicativo traz informações que a cédula não contém, como a sessão e zona eleitoral e o endereço de votação. É possível se cadastrar como mesário voluntário pelo e-título, consultar débitos com a Justiça e emitir guias de pagamentos. Também está liberado fazer a justificativa de voto, em caso de ausência, pelo aplicativo, sem sair de casa.

De acordo com o TSE, desde que o aplicativo foi lançado, em dezembro de 2017, ele gerou uma economia de mais de R$ 1 milhão à Justiça Eleitoral, já que houve uma redução na quantidade de impressões do documento e de Certidões de Quitação Eleitoral. O que também é uma economia ao eleitor, que não precisa fazer a impressão de seu título em papel.

Como obter?

Para obter o aplicativo só é necessário baixa-lo, ele está disponível para os sistemas Android e IOS. Depois de fazer o download, é preciso colocar número do seu título eleitoral ou o CPF, o nome, os nomes da mãe e do pai e a data de nascimento e criar uma senha de acesso para concluir o cadastro e usar o aplicativo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes