Feriado ascensão do senhor 2022: veja quando será a comemoração

Conheça o significado da data

O dia de Ascensão do Senhor, também conhecido como Festa da Ascensão, é tradicionalmente celebrado 40 dias após a Páscoa. A data comemora a elevação de Jesus Cristo ao céu. Saiba mais sobre sua origem e quando será o feriado Ascensão do Senhor 2022.

Quando é o feriado Ascensão do Senhor 2022

O feriado Ascensão do Senhor 2022 vai cair no dia 26 de maio, que é uma quinta-feira. Apesar da data não fazer parte do calendário de feriados nacionais e pontos facultativos do Brasil, é decretada como um dia de descanso em algumas cidades do país, como, por exemplo, Araricá, Novo Hamburgo e Sapiranga.

A data consiste em uma das festas ecumênicas, ou seja, uma comemoração que contempla diferentes crenças celebradas em uma mesma cerimônia. Assim como o dia da Ascensão do Senhor, também se enquadram nessa definição a Semana Santa, a Páscoa e o dia de Pentecostes.

O que é a Ascensão do Senhor

Como o próprio nome diz, o feriado Ascensão do Senhor 2022 celebra a subida de Jesus Cristo ao céu. Após ter ressuscitado, Jesus ficou na Terra junto a seus discípulos durante 40 dias, que foi o período em que os ensinou sobre o reino de Deus. Assim, sua última aparição teria se encerrado a partir da sua elevação e sua passagem para o mundo divino, simbolizado pela nuvem e pelo céu.

Essa cena é descrita na passagem bíblica dos Atos dos Apóstolos 1, 9-10: “Depois de dizer isso, Jesus foi elevado aos céus, à vista deles. Uma nuvem os encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo. Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia.”

Assim, no céu ele poderia exercer seu sacerdócio de forma permanente, sendo também o centro e o ator principal da liturgia. A partir de sua ascensão, a presença de Jesus na Terra ficou sob a forma de sacramento e na figura do próximo. Cristo ainda prometeu enviar o Espírito Santo para ajudar seus discípulos a distribuir a palavra de Deus pelo mundo, em que também delegou os compromissos missionários da evangelização a eles e o restante da comunidade. Da mesma maneira, demonstrou que o reino de Deus é possível para todos.

Veja também: Corpus Christi é feriado nacional ou ponto facultativo em 2022

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes