Inflação de 0,93% em março traz mais perdas à renda fixa

Custo de vida em alta significa que a rentabilidade líquida, aquela descontadas taxas e a inflação, será menor

Embora tenha ficado pouco abaixo das expectativas do mercado financeiro, a inflação oficial de março veio novamente salgada. Com perdas tanto para o consumidor quanto para o investidor de renda fixa.

Dados divulgados pelo IBGE na manhã desta sexta-feira, 9, apontaram que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) cravou alta de 0,93% no mês que passou, ligeiramente abaixo de estimativas entre 1,00% e 1,10% de analistas e economistas do mercado.

InflaçãoInflação em alta corrói poder aquisitivo da população e gera rendimento negativo nas aplicaçõesContribuiu para um índice menor do que o previsto, de acordo com a economista da XP, Tatiana Nogueira, a elevação dos preços da gasolina abaixo do esperado. “Provavelmente um resultado de restrições de mobilidade que afetam a demanda e cuidados pessoais”, avalia. Pressão mais forte veio do avanço dos serviços, estimulados pela alimentação fora de casa, item que teve aumento maior que o projetado pela equipe da XP.

A inflação acumulada em 12 meses, até março, chegou a 6,1%. Essa variação anual está bastante acima de 3,75%, centro da meta inflacionária que o Banco Central mira ao calibrar a Selic. E a trajetória de elevação dos preços parece não dar sinais de trégua, de acordo com a equipe da XP, que aponta pressões de alta derivadas da desvalorização cambial (valorização do dólar perante o real) e da interrupção da cadeia produtiva.

Gargalos na produção por falta de matérias-primas para a manufatura estão levando à falta ou escassez de oferta de alguns produtos, o que leva à alta de preços e também pressiona a inflação.

A inflação mais elevada, que pune o consumidor, continua prejudicando também o investidor mais conservador, cativo da renda fixa, que vem amargando perdas desde o ano passado. Prejuízos que se aprofundaram este ano, quando se esperava uma trégua e acomodação da inflação em patamares mais baixos. Não é o que vem correndo.

Em vez disso, aumenta o pessimismo em relação à inflação, que, para alguns analistas, pode permanecer alta e conviver com uma economia estagnada. Um fenômeno que os economistas conhecem como estagflação. Algo altamente indesejável para um país que já sofre com a pandemia, tem parcela expressiva da população desempregada ou com rendimento reduzido, que vê o poder de compra ficar menor a cada mês.

Aplicações no vermelho em março Quem insiste em renda fixa – e parte do dinheiro, como o da reserva emergencial, precisa ficar mesmo em segmento mais conservador – continua amargando pesados prejuízos.

A questão é que não existe outra opção para onde correr com esse dinheiro, que precisa ter liquidez (disponibilidade de saque a qualquer momento) e ao mesmo tempo blindado das oscilações e perdas. A parcela mais livre dos recursos, disponível por mais tempo, essa sim pode tentar uma rentabilidade mais atraente, na renda variável, como a bolsa de valores, sugerem especialistas.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes