Categories: Notícias

Instagram voltará a exibir curtidas em postagens na rede

Depois de esconder as curtidas em 2019 para evitar 'competição entre usuários', empresa analisa liberar três opções para a visualização

Escrito por

O Instagram anunciou nesta quarta-feira, 14, que voltará a fazer testes globalmente com a visualização do número de curtidas nas publicações. A empresa, desde 2019, começou a “esconder” o número de curtidas em postagens de seus usuários alegando que a prática não era socialmente saudável e queria evitar competição por atenção.

No entanto, agora, o Instagram está analisando liberar três opções dentre os usuários. Primeiramente, o usuário poderá optar por não visualizar o número de curtidas em publicações de outras pessoas, como é  hoje. Ou, então, desativar a contagem para suas próprias publicações. E, enfim, manter a experiência original com curtidas totais.

Em nota, a empresa disse que o feedback que recebeu de usuários nos últimos dois anos com a ausência das curtidas foi misto. Em entrevista ao portal G1 a empresa disse que algumas pessoas querem se sentir menos pressionadas com a falta de curtidas, por exemplo, enquanto outras querem identificar melhor as tendências e os conteúdos mais populares.

Além disso, a empresa confirmou que essa escolha de não ver mais as curtidas será aplicada no Facebook, empresa que faz parte do mesmo grupo do Instagram e WhatsApp.

Novidades no Instagram

Esse não é o único lançamento da plataforma. No começo da semana, o Instagram anunciou o lançamento de sua versão Lite, para Android. Ocupando apenas 2 MB no celular, o aplicativo foi criado visando usuários com limitações de espaço de armazenamento, conexão de Internet ou pacotes de dados. Similar ao Facebook Lite.

A versão Lite, de acordo com o Instagram, oferece ao usuário a mesma rede social. No entanto, há menos consumo de armazenamento e de dados devido a compactações que a versão faz de algumas postagens, além de simplificar o visual no geral. No entanto, alguns recursos não estão disponíveis no Instagram Lite, como criação de Reels e lives.

Também não está disponível o Instagram Shopping e o suporte ao IGTV é bastante limitado, apenas com pré-visualização de vídeos. Não há exibição de publicidade no aplicativo. Agora, a ideia da rede social é expandir esses recursos ao longo dos próximos meses, ainda que não haja previsão de que anúncios sejam inseridos no app.

Última modificação em 26/07/2022 13:56

Matheus Mans

Jornalista especializado em cultura, tecnologia e inovação com passagens por Estadão, Yahoo! Finanças e UOL.

Compartilhe
Escrito por