Instagram Lite, versão leve do app de fotos, chega ao Brasil

Nova versão mira usuário com aparelho mais simples, com problema de armazenamento e limite no consumo de dados

O Instagram anunciou, nesta terça-feira, 13, a chegada ao Brasil, de sua versão Lite, para Android. Ocupando apenas 2 MB no celular, o aplicativo foi criado visando usuários com limitações de espaço de armazenamento, conexão de Internet ou pacotes de dados. É a mesma ideia e tecnologia por trás do Facebook Lite.

A versão Lite, de acordo com o Instagram, oferece ao usuário a mesma rede social. No entanto, há menos consumo de armazenamento e de dados devido a compactações que a versão faz de algumas postagens, além de simplificar o visual no geral. No entanto, alguns recursos não estão disponíveis no Instagram Lite, como criação de Reels e lives.

Também não está disponível o Instagram Shopping e o suporte ao IGTV é bastante limitado, apenas com pré-visualização de vídeos. Não há exibição de publicidade no aplicativo. Agora, a ideia da rede social é expandir esses recursos ao longo dos próximos meses, ainda que não haja previsão de que anúncios sejam inseridos no app.

Para baixar o app, o usuário precisa apenas entrar na Play Store, procurar Instagram Lite e permitir o download no aparelho. Depois, só seguir o passo a passo para login, que continua sendo o mesmo do Instagram convencional.

Instagram Lite no iPhone

O Instagram também não tem planos de lançar uma versão para iPhone. De acordo com publicação do gerente de produto global do Instagram, Nicholas Brown, os critérios de público-alvo, variedade de dispositivos e ecossistema utilizados no Instagram Lite para Android não se aplicam aos aparelhos da Apple, não valendo um esforço direcionado.

Antes do lançamento no Brasil, o Lite já estava disponível em mais de 170 países desde março. A ideia do app é focar nos chamados mercados emergentes, como Brasil e Índia, para atingir pessoas com celulares mais simples e que precisam desinstalar certos aplicativos para conseguir usar o aparelho, caso do Instagram, de alto consumo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes