Governança: investir na área vira alvo das redes médias

SÃO PAULO – Contratar executivos capacitados, adotar soluções tecnológicas e criar um conselho administrativo com poder de decisão. Tais estratégias têm mudado o cotidiano das empresas f

SÃO PAULO - Contratar executivos capacitados, adotar soluções tecnológicas e criar um conselho administrativo com poder de decisão. Tais estratégias têm mudado o cotidiano das empresas familiares, cada vez mais atentas à necessidade de profissionalizar a gestão de seus negócios. Ao empregar tais práticas de governança corporativa, empresas de médio porte do comércio varejista buscam não perder espaço entre a concorrência, afirmou Luiz Marcatti, sócio da Mesa Corporate Governance, consultoria especializada.

Como de cada 100 empresas com o comando familiar, apenas 30 chegam à segunda geração, para o consultor as tomadas de decisões são mais sensatas e evitam conflito de interesses com a governança. "A sucessão em um negócio familiar é de extrema importância, mas, por vezes, o filho, o sobrinho ou o neto não são os mais indicados para um cargo de presidência."

Os empresários que vislumbram a ida à Bolsa de Valores, além das práticas de governança devem atentar a detalhes como a comunicação da empresa com o mercado e a participação em encontros com potenciais investidores, conforme explicou a sócia da MBS Value Partners, Monique Skruzny.

Levantamento do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa identificou 300 empresas com faturamento acima de R$ 200 milhões, com a crescente percepção dos empresários sobre a governança: 93% viram melhora na gestão, assim como a melhora na imagem da empresa perante o mercado.

Conforme o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa "a Governança Corporativa teve origem na década de 1930, com o desenvolvimento dos mercados de capitais, responsáveis por boa parte do financiamento e conseqüente crescimento das empresas. Mas a expressão “Governança Corporativa” surgiu apenas no início dos anos 90, época em que foi publicado o primeiro código de melhores práticas de Governança Corporativa. O primeiro livro com essa expressão no título foi publicado em 1995 – Corporate Governance de Monks e Minow.

As boas práticas de Governança Corporativa permitem que os investidores retomem o poder sobre a empresa e reduzam a discricionariedade dos gestores. A cadeia de comando flui do proprietário para o executor, por meio da ação dos executivos e sob mediação do conselho de administração (board). Os gestores vêem reduzida sua liberdade de ação, mas compartilham as decisões e obtêm apoio e orientação do conselho de administração, que também facilita a interlocução com os acionistas.'

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes