Bolsa de Valores: confira possíveis setores promissores em 2021

Cenário é incerto, mas vacinação em massa pode ajudar setores que estavam em queda com pandemia.

Também vale atenção para setores que continuam sendo prioridade, como e-commerce.

A Bolsa de Valores sofreu com muitos altos e baixos no ano de 2020, o que era de se esperar em um cenário incerto de pandemia. Atualmente, ainda há muitas dúvidas no ar. Por exemplo, relacionadas à vacina para a covid e a questão do teto de gastos do governo. Ainda assim, quem pretende investir em ações pode dar uma olhada nos prováveis setores promissores para 2021 na Bolsa, de acordo com analistas de mercado.

Primeiramente, é preciso considerar que os investidores continuam no aguardo de melhores definições para a economia brasileira. Não se sabe ao certo como ficará a situação fiscal do país nem a relação da dívida com o PIB. Espera-se a aprovação de reformas, que também devem causar movimentação no mercado.

Para o fundador do Yubb, Bernardo Pascowitch, um ponto fundamental seria a vacina para a covid-19. Em um cenário de vacinação em massa deve haver recuperação dos setores mais impactados durante a pandemia. Portanto, vale um olhar atento a eles.

 

Possíveis setores promissores em 2021 sofrem com a pandemia

 

Entre os possíveis setores promissores para 2021 segundo Pascowitch, estão os de companhias aéreas, turismo, shopping centers, shows e eventos, educação e bancos. De acordo com ele, eles seriam boas apostas no caso de um cenário de vacinação da população.

“Os bancos, por exemplo, ainda estão bastante pressionados por conta do crédito. Com a vacina, a qualidade do crédito tende a melhorar e o setor deverá emprestar mais, reduzir o provisionamento e as ações podem se valorizar”, explica. 

Ele também destaca mercados que já subiram bastante em 2020, como o dos varejistas. Estes não devem se valorizar tanto em um cenário de vacinação. Também deve haver momentos de correções de preços ao longo de todo o ano nos mais diversos setores. “Infelizmente, ainda há a possibilidade de piorar muito antes do mercado melhorar”, explica Bernardo.

Setores promissores em 2021
Imagem: reprodução / unsplash

E-commerce e agro merecem olhar atento

 

As empresas de e-commerce também devem constar entre os setores mais promissores de 2021, segundo analistas. Apesar do grande crescimento registrado em 2020, é natural que o comércio eletrônico continue sendo prioridade. Neste caso, as empresas mais bem preparadas em termos de tecnologia, estrutura e logística podem se dar bem. Por exemplo, Magazine Luiza e Via Varejo costumam estar entre os destaques de mercado.

Outro setor que merece atenção segundo analistas é o de agropecuária. Ele tende a registrar crescimento de 3,2% no ano, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Pouco impactado pela pandemia, este mercado também registrou benefícios devido à desvalorização do real em relação ao dólar. Além disso, o governo também deve lançar o Plano Safra, que liberará R$ 236 bilhões em crédito neste ano.  

Finalmente, outro mercado que podem estar entre os setores mais promissores em 2021 na Bolsa é o formado por empresas de infraestrutura, como as focadas na expansão da malha ferroviária no País. Por exemplo, CCR e EcoRodovias.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes