Ligações de telemarketing vão começar com 0303; veja regra

No lugar do 0800, agora é obrigatório o uso do prefixo 0303 em ligações de telemarketing

Começou a valer no dia 10 de março de 2022 o uso obrigatório do prefixo 0303 em ligações de telemarketing. A medida foi publicada no final de 2021, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com o objetivo de facilitar a identificação de ligações de telemarketing pelo consumidor. 

Como vai funcionar as ligações de telemarketing 0303

No lugar do 0800, agora é obrigatório o uso do prefixo 0303 em ligações de telemarketing. Para isso, é necessário que as empresas de telemarketing solicitem às operadoras o uso do recurso para identificar o seu negócio. Caso contrário, poderão sofrer sanções como, por exemplo, multa e suspensão temporária.

Por meio do ato nº 10413, a Anatel aprovou, em novembro do ano passado, o uso do prefixo 0303 para ligações de empresas de telemarketing ativo. Dessa forma, se torna obrigatório e exclusivo o uso do código para chamadas e mensagens telefônicas com o intuito de oferecer produtos ou serviços. Ou seja, empresas que solicitam doações ou fazem cobranças não vão precisar usá-lo. 

A princípio, a regra é válida apenas para chamadas originadas de números de telefone celular, e, a partir de junho, irá se estender para aqueles feitos de linhas fixas. Além disso, também fica determinado que as operadoras realizem o bloqueio de chamadas de telemarketing caso o consumidor solicite. 

A medida surge para tentar sanar de vez um grande incômodo para os consumidores brasileiros. Segundo relatório lançado pela Truecaller, aplicativo gratuito que permite detectar e bloquear números indesejados, o Brasil foi campeão em chamadas de spam na América Latina no ano de 2018. 

Anteriormente, a Anatel já havia lançado o serviço Não Me Perturbe, com o mesmo intuito. A partir do cadastro pelo site, era possível que o indivíduo conseguisse evitar ligações como a oferta de produtos e serviços de prestadoras de serviços de telecomunicações e instituições financeiras, informando o número de telefone ou a prestadora que gostaria de bloquear. 

 

Leia mais: Saiba como bloquear telemarketing no WhatsApp e SMS

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes