Avião da Embraer que caiu foi abatido? Modelo é brasileiro

Aeronave tinha como destino Grozny, na Rússia.

Nesta quarta-feira, dia 25 de dezembro, um avião modelo Embraer E-190, operado pela companhia Azerbaijan Airlines, caiu nas proximidades da cidade de Aktau, no Cazaquistão. A aeronave, que partiu de Baku com destino a Grozny, na Rússia, transportava 67 pessoas, incluindo cinco tripulantes. Dentre os ocupantes, 32 sobreviveram ao acidente, sendo que 29 foram encaminhados para hospitais locais para tratamento médico.

Avião da Embraer foi abatido?

As causas do acidente ainda estão sob investigação, mas surgiram especulações de que a aeronave poderia ter sido abatida. Relatos indicam que o avião sobrevoava uma região de alta tensão militar, próximo ao Mar Cáspio, onde ocorreram ataques de drones ucranianos horas antes. Além disso, foram pagos danos na fuselagem que sugerem a possibilidade de impacto por estilhas de mísseis antiaéreos.

Autoridades cazaques e azerbaijanas estão conduzindo investigações para determinar as circunstâncias exatas do acidente. Enquanto isso, a Azerbaijan Airlines suspendeu temporariamente os voos na região do norte do Cáucaso como medida de precaução.

Aeronave é brasileira?

O Embraer E-190 é um jato regional de fabricação brasileira, reconhecido por sua eficiência e confiabilidade, e projetado para preencher o nicho entre jatos regionais e aeronaves narrow-body maiores. Introduzido em 2005, o E190 se tornou a escolha preferida para companhias aéreas que buscam versatilidade, eficiência e conforto para passageiros em rotas de curta e média distância.

O E190 tem um comprimento de 36,25 metros e uma envergadura de 28,73 metros. Sua seção transversal de fuselagem “double-bubble” fornece um ambiente de cabine espaçoso, acomodando até 114 passageiros em uma configuração de classe única ou cerca de 96 em uma configuração de classe dupla. O arranjo de assentos quatro lado a lado garante que nenhum passageiro esteja a mais de um assento de distância do corredor, aumentando o conforto e a acessibilidade.

Seu design permite operações em aeroportos com restrições rigorosas de ruído, como o London City Airport, devido à sua baixa assinatura acústica. Além disso, o desempenho de campo do E190 permite que ele opere em aeroportos com pistas mais curtas, expandindo a gama de destinos que pode atender.

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