Buraco na camada de ozônio sobre a Antártica é "o maior" e "mais profundo" dos últimos anos

De acordo com os cientistas, o buraco na camada de ozônio sobre a Antártica atingiu seu “tamanho máximo”.

O buraco na camada de ozônio sobre a Antártica atingiu seu "tamanho máximo". Isso acontece apenas um ano depois que os pesquisadores relataram que era o menor desde sua descoberta.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, o buraco, que ocorre anualmente, cresceu "rapidamente" a partir de meados de agosto. Além disso, ele atingiu o pico no início de outubro em cerca de 9,2 milhões de milhas quadradas.

O buraco na camada de ozônio está em seu "maior" e "mais profundo" estado dos últimos anos, de acordo com a OMM. Isso foi impulsionado por um vórtice polar forte, estável e frio, que manteve a temperatura da camada de ozônio sobre a Antártica consistentemente fria.

O esgotamento do ozônio está diretamente relacionado à temperatura na estratosfera, pois as nuvens estratosféricas polares só se formam em temperaturas abaixo de -78ºC. 

As nuvens estratosféricas polares contêm cristais de gelo que podem transformar compostos não reativos em reativos. Este é um papel importante na destruição química do ozônio, que protege a Terra dos nocivos raios ultravioleta do sol.

 

Buraco na camada de ozônio

A destruição contínua do ozônio ocorreu depois que o sol voltou ao Pólo Sul nas últimas semanas e a radiação solar desencadeou as reações químicas, de acordo com a OMM.

O buraco começará a voltar ao tamanho normal a partir de meados de outubro, quando as temperaturas na atmosfera começarão a subir.

Naquela época do ano passado, os cientistas ficaram felizes em relatar que o buraco havia encolhido ao menor tamanho desde que foi descoberto.

De acordo com a NASA, o clima antártico anormal foi responsável pela ocorrência.

A OMM monitora a camada de ozônio da Terra em conjunto com parceiros como o Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus, NASA e o Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Canadá.

Fonte ABC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes