Canal de Suez: como conseguiram desencalhar o navio após 6 dias

O tráfego marítimo no Canal de Suez poderá ser retomado em breve, disse a Autoridade do Canal de Suez (SCA).

O navio Ever Given, que bloqueava a navegação no Canal de Suez, no Egito, há 6 dias voltou a flutuar nesta segunda-feira. O tráfego marítimo no canal poderá ser retomado em breve, disse a Autoridade do Canal de Suez (SCA).

A SCA informou que "a navegação será retomada imediatamente após a restauração completa da direção da embarcação". A autoridade ainda comentou que o navio Ever Given será direcionado à área de espera de Bitter Lakes "para inspeção técnica".

Evergiven4
Imagem do site vesselfinder. Com mostra o navio ever given navegando pelo canal de suez na manhã desta segunda-feira (29) — foto: reprodução/vesselfinder. Com

As perdas econômicas com o bloqueio do Canal de Suez, segundo empresas especializadas em comércio marítimo, estimam um valor que ultrapassa R$ 300 bilhões, conforme a BBC. Ao todo, há cerca de 369 embarcações na fila à espera da liberação da via marítima.

De acordo com o presidente da SCA, Osama Rabie, serão necessários três dias e meio para que todos os navios na fila de espera consigam atravessar o canal após a sua liberação.

O que aconteceu no Canal de Suez?

O navio Ever Given, que pesa 220 mil toneladas e mede 400 metros, foi construído em 2018. Ele é operado pela empresa de transporte taiwanesa Evergreen Marine. A embarcação encalhou e alojou-se lateralmente no Canal de Suez por volta das 07:40 hora local (05:40 GMT) no dia 23 de março.

Desde então, uma força-tarefa foi estabelecida para desencalhar a embarcação e voltar o fluxo na via marítima. O bloqueio fez com que os preços do petróleo subissem nos mercados internacionais. Cerca de 12% do comércio global passa pelo Canal de Suez, que conecta o Mediterrâneo ao Mar Vermelho e fornece a ligação marítima mais curta entre a Ásia e a Europa.

A embarcação foi atingida por uma forte tempestade de areia em que a velocidade do vento atingiu 74km/h. Com isso, o Canal de Suez, por onde passam cerca de 50 embarcações por dia, foi obstruído completamente. No momento, há uma fila de navios de carga parados.

O local é uma artéria do comércio mundial, ligando o Mediterrâneo ao Mar Vermelho e fornecendo uma avenida para os navios passarem entre a Ásia, o Oriente Médio e a Europa. A principal alternativa, uma passagem ao redor do Cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África, leva muito mais tempo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes