Dá para ver ver do Brasil? Como assistir o raro Cometa Verde em 2023

Cometa verde poderá ser visto a olho nu do Brasil

O “Cometa Verde”, tecnicamente conhecido como C/2022 E3 (ZTF), está fazendo sua aproximação da Terra e nesta quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023, estará em sua fase mais brilhante. Um dos eventos astronômicos mais esperados, este cometa em particular passou pela última vez pelo nosso planeta há cerca de 50.000 anos, quando os neandertais caminharam pelo planeta.

No entanto, o C/2022 E3 (ZTF) é bastante pequeno, por isso não será tão brilhante quanto outros cometas mais famosos que aparecem periodicamente no céu noturno. Isso significa que você precisará procurar algum local com pouquíssima poluição luminosa e, mesmo assim, devido à sua debilidade, será difícil enxergar.

Onde ver o cometa verde?

Os brasileiros poderão ver o cometa do país a olho nu, desde que as condições do tempo e do céu permitam, mas a observação só será possível entre os dias 3 e 4 de fevereiro, depois do perigeu.

De acordo com o Observatório Nacional, a visualização ficará melhor a partir do dia 4 de fevereiro. Com o passar dos dias, o cometa será visto mais alto no céu e com mais tempo de visibilidade. Mas não faria mal trazer um par de binóculos ou telescópio para assistir ao espetáculo.

No dia 11 de fevereiro, a partir das 19h no YouTube, o Observatório Nacional realizará uma nova edição do evento virtual de observação do céu: “Ceu em sua casa: observação remota”.

“Para observar o cometa verde, o mais sensato é usar binóculos, que facilitarão a observação desse visitante ilustre. Além disso, é importante destacar que não é uma tarefa tão fácil achar um cometa no céu. Por isso, além de instrumentos (binóculos, telescópios, câmeras fotográficas), é interessante que as pessoas procurem um lugar distante dos centros urbanos, fugindo assim da poluição luminosa. Para facilitar ainda mais a observação do cometa, o indicado é procurar pelo cometa quando a lua não estiver mais no céu”, explica astrônomo Dr. Filipe Monteiro, pós-doc do Observatório Nacional.

 

 

O que é o Cometa Verde?

O Cometa Verde foi descoberto em 2007 e desde então, tornou-se um dos cometas mais estudados e observados da história recente.

Ele é conhecido por sua bela aparência verde brilhante, causada pela emissão de dióxido de cloro na sua atmosfera. Isso é raro para cometas, pois a maioria deles exibe uma cor mais alaranjada devido à presença de dióxido de enxofre.

Além de sua aparência única, o Cometa Verde é importante para a ciência porque fornece informações valiosas sobre a composição química do Sistema Solar primitivo.

Acredita-se que cometas este sejam os restos preservados de material dos primeiros dias do Sistema Solar, o que significa que podem conter informações sobre as condições e os processos que governaram a formação do Sistema Solar.

Desde sua descoberta, o Cometa Verde foi estudado por várias sondas e telescópios, incluindo a sonda europeia Rosetta e o Telescópio Espacial Hubble. Esses estudos têm permitido que os astrônomos obtenham uma compreensão mais profunda da natureza do cometa e de seu papel no Sistema Solar.

O que são cometas?

De acordo com a Nasa, os cometas são restos congelados da formação do sistema solar composto de poeira, rocha e gelo. Eles variam de alguns quilômetros a dezenas de quilômetros de largura, mas conforme orbitam mais perto do Sol, eles esquentam e expelem gases e poeira em uma cabeça brilhante que pode ser maior que um planeta.

Esse material forma uma cauda que se estende por milhões de quilômetros.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes