Coronavírus: Protestos na Itália acontecem por causa das novas medidas

Protestos na Itália acontecem após governo colocar novas medidas restritivas para conter a segunda onda de coronavírus no país.

Uma onda de protestos na Itália aconteceu na última segunda-feira (26) por conta das novas restrições para conter o coronavírus no país.

Os confrontos aconteceram nas cidades do norte de Milão e Torino, onde bombas de gasolina foram atiradas contra oficiais.

Em Milão, gás lacrimogêneo foi usado para dispersar os manifestantes e milhares de pessoas se reuniram no centro de Nápoles.

As manifestações começaram logo após a ordem do governo nacional de fechar restaurantes, bares, academias e cinemas às 18h todos os dias, em um toque de recolher.

Muitas regiões também impuseram toques de recolher noturnos - incluindo a Lombardia, onde fica Milão, Piemonte, e também Turim. A violência foi atribuída a agitadores extremistas e a polícia disse que 28 pessoas foram presas somente em Milão.

 

Protestos na itália
Imagem: reprodução / unsplash

Protestos na Itália contra novas medidas

Os protestos ocorreram em cerca de uma dúzia de outras cidades, incluindo Roma, Génova, Palermo e Trieste. Os motoristas de táxi ocuparam uma praça central em Torino, enquanto os donos de restaurantes batiam em potes e frigideiras no centro de Cremona.

Em Nápoles, uma grande multidão se reuniu na central Piazza del Plebescito, muitos pedindo a renúncia do governador regional.

Embora um bloqueio nacional inicial no início deste ano foi feito pacificamente, o novo anúncio de restrições encontrou resistência imediata.

As pequenas empresas argumentam que ainda estão se recuperando do primeiro bloqueio e que mais restrições podem levá-las à falência.

Diversas lojas de luxo no centro de Turim sofreram saques por multidões que se espalharam pelas ruas depois que as regras entraram em vigor.

Os manifestantes soltaram fogos de artifício e acenderam sinalizadores, enquanto a polícia em equipamento de choque respondeu com gás lacrimogêneo.

Em Milão, multidões gritavam "Liberdade, liberdade, liberdade!" enquanto eles entravam em confronto com a polícia no centro da cidade. 

 

Novas restrições

Restaurantes, bares e cafés devem interromper o serviço às 18h e oferecer delivery apenas até meia-noite. Esportes de contato também entram na lista de proibição. Mas as lojas e a maioria dos negócios permanecerão abertas.

As novas restrições, que vigoram até 24 de novembro, também coloca 75% das aulas nas escolas secundárias e universidades italianas ministradas online em vez de em sala de aula.

O governo também está pedindo às pessoas que não viajem para fora de suas cidades, a menos que seja absolutamente necessário e evitem o uso de transporte público, se possível.

Fonte BBC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes