Eclipse lunar do dia 19 de novembro de 2021: como ver do Brasil

Neste eclipse lunar parcial, a superfície da lua será coberta pela umbra da Terra em 97,85 por cento, então a duração do eclipse pode chegar a 3 horas e 28 minutos.

Durante as primeiras horas da manhã de sexta-feira, 19 de novembro de 2021, a Terra passará entre o sol e a lua, lançando uma sombra sobre este último. O eclipse lunar de 2021 poderá ser visto do Brasil.

De acordo com a NASA , o eclipse lunar parcial durará 3 horas, 28 minutos e 23 segundos - mais do que qualquer outro eclipse entre 2001 e 2100.

Horário do Eclipse Lunar de novembro de 2021

O eclipse lunar pode será ser visto do Brasil e para assistir será preciso levantar cedo. O evento começará por volta das 4 horas e 19 minutos (horário de Brasília).

O pico do eclipse para os brasileiros assistires será às 6 horas da manhã.

Se você não quiser levantar tão cedo, assista a uma transmissão ao vivo do evento aqui .

Se não conseguir assistir ao eclipse lunar de novembro, não se preocupe. Depois disso, a NASA prevê outros 179 eclipses nas próximas oito décadas, com uma média de dois por ano. O próximo eclipse acontecerá em 16 de maio de 2022.

O que é um eclipse lunar parcial?

Ao contrário de um eclipse lunar total - também conhecido como "lua de sangue" - apenas uma parte da Lua cheia é coberta por sombras durante um eclipse parcial.

O eclipse lunar parcial ocorre quando a Terra se move entre o sol e a lua, mas os três corpos celestes não estão perfeitamente alinhados. Consequentemente, a terra sombreia apenas uma parte da lua, e não o corpo inteiro.

Por que a lua fica vermelha?

Normalmente, a face cinza-branca da lua é iluminada pela luz do sol refletida em sua superfície. Mas durante um eclipse lunar, a lua, o sol e a Terra se alinham brevemente de modo que nosso planeta bloqueia a luz do sol de alcançar a lua.

Um eclipse lunar total ocorre quando 100% da lua é obscurecida pela sombra em forma de cone da Terra, conhecida como umbra. Durante um eclipse total, ou eclipse quase total como o evento deste mês, a superfície lunar assume uma aparência sangrenta.

Temos que agradecer as partículas de oxigênio e nitrogênio na atmosfera da Terra por aquele show de luzes. Eles são melhores em espalhar certos comprimentos de onda mais curtos de luz, como azul ou violeta, então cores com comprimentos de onda mais longos - como vermelho, laranja ou amarelo - ainda permanecem. Quando a lua fica na sombra da Terra, essas cores avermelhadas dominam o que você vê.

Veja também:

Feriados de 2022 no Brasil

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes