Esta é a primeira imagem do Buraco Negro no centro da via láctea

Durante anos, o buraco negro no centro da Via Láctea foi teorizado e estudado – e, finalmente, foi capturado em uma imagem. Os pesquisadores anunciaram a notícia na manhã de quinta-feira no National Press Club em Washington, DC, mas foi divulgada simultaneamente em todo o mundo, em uma série de coletivas de imprensa realizadas na Cidade do México, Xangai, Tóquio e outras cidades.

"Finalmente temos a primeira visão do nosso buraco negro da Via Láctea, Sagitário A*", anunciou na quinta-feira uma equipe internacional de astrofísicos e pesquisadores da equipe do Event Horizon Telescope . “É o início de uma nova era da física dos buracos negros”, acrescentou.

Como é o Buraco Negro no centro da via láctea

Como é o buraco negro no centro da via láctea
Imagem do sagittarius a*, buraco negro a mais de 26 mil anos-luz da terra - foto: eht/divulgação

Os astrônomos anunciaram em 12 de maio que finalmente montaram uma imagem do buraco negro no centro de nossa galáxia.

O buraco negro, conhecido como Sagitário A*, aparece como uma silhueta escura pairando sobre o material brilhante que o cerca. A imagem revela a região turbulenta e retorcida imediatamente ao redor do buraco negro com novos detalhes e esclarece como os buracos negros se alimentam e crescem.

A 27.000 anos-luz de distância, o gigante é o buraco negro gigante mais próximo da Terra. Essa proximidade significa que Sgr A* é o buraco negro supermassivo mais estudado do universo. No entanto, Sgr A* e outros como ele continuam sendo alguns dos objetos mais misteriosos já encontrados.

Isso porque, como todos os buracos negros, Sgr A* é um objeto tão denso que sua atração gravitacional não deixa a luz escapar. Os buracos negros são “guardiões naturais de seus próprios segredos”, diz a física Lena Murchikova, do Instituto de Estudos Avançados de Princeton, NJ, que não faz parte da equipe do EHT. Sua gravidade aprisiona a luz que cai dentro de uma fronteira chamada horizonte de eventos. As imagens do EHT de Sgr A* e do buraco negro M87 vão até essa borda inescapável.

História do buraco negro

A compreensão da humanidade sobre os buracos negros mudou ao longo do tempo, à medida que novas observações e novas teorias expuseram detalhes dos misteriosos objetos escuros.

Conheça o som do buraco negro.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes