Ex-presidente francês Sarkozy é julgado por corrupção

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy é julgado por corrupção e tráfico de influência nesta segunda-feira (23) em um tribunal em Paris.

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy é julgado por corrupção nesta segunda-feira (23).

As acusações são corrupção e tráfico de influência em um escândalo de escuta telefônica. Contudo, esta não é a primeira vez que Sarkozy enfrenta uma investigação judicial desde que deixou o cargo em 2012.

Além disso, a justiça acusa Sarkozy de tentar obter ilegalmente informações de um magistrado sobre uma investigação que o envolveu em 2014.

Assim, Sarkozy está em julgamento em um tribunal de Paris junto com seu advogado Thierry Herzog  e o magistrado Gilbert Azibert.

Eles podem pegar uma pena de prisão de até 10 anos e multa máxima de 1 milhão de euros. Contudo, eles negam qualquer irregularidade.

 

Sarkozy é julgado
Imagem: reprodução q getty images

Sarkozy é julgado por corrupção

Sarkozy e Herzog são suspeitos de prometer a Azibert um emprego em Mônaco. Isso seria em troca de vazar informações sobre uma investigação sobre a suspeita de financiamento ilegal da campanha presidencial de 2007.

A campanha supostamente recebeu financiamento da mulher mais rica da França, a herdeira do L'Oreal, Liliane Bettencourt.

Em 2014, Sarkozy e Herzog usaram telefones celulares secretos - registrados com o pseudônimo de “Paul Bismuth” - para poder ter conversas privadas. Afinal, eles temiam que suas conversas tivessem grampos.

Sarkozy e Herzog explicaram que compraram os telefones para evitar serem alvo de escuta telefônica ilegal. Os juízes investigativos, no entanto, suspeitam que realmente queriam evitar ser grampeados pelos investigadores.

Além disso, os juízes descobriram que as discussões entre Sarkozy e seu advogado sugeriam que eles sabiam que os investigadores judiciais na época grampeavam suas conversas em seus telefones oficiais.

 

Ex-presidente em cena

Esta é a primeira vez que um ex-presidente enfrenta julgamento por corrupção na França.

Atualmente, ele não está mais em cena no cenário político francês depois das acusações.

Contudo, Sarkozy continuou sendo a figura mais popular entre os eleitores de direita franceses nos últimos anos. Suas memórias publicadas neste verão, "The Time of Storms", foi um best-seller durante semanas.

Fonte ABC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes