G7: O que é o G7 e quais países participam em 2022?

O Grupo dos Sete (G7) é composto por sete países e a União Europeia (UE).

Líderes das sete nações mais ricas do mundo estão se reunindo em Bruxelas para decidir quais medidas adicionais tomar contra a Rússia, por sua invasão da Ucrânia. Eles estão realizando uma cúpula de emergência no mesmo dia em que os líderes da Otan e da UE também se reúnem em Bruxelas. Mas o que é o G7 e qual sua importância?

O que é o G7?

O G7 (Grupo dos Sete) é uma organização das sete maiores economias ditas "avançadas" do mundo, que dominam o comércio global e o sistema financeiro internacional. São eles Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.

O Brasil não faz parte do grupo.

A Rússia aderiu em 1998, criando o G8, mas foi excluída em 2014 por sua aquisição da Crimeia .

A China nunca foi membro, apesar de sua grande economia e de ter a maior população do mundo.

Seu nível relativamente baixo de riqueza por pessoa significa que não é visto como uma economia avançada como os membros do G7 são.

Ao longo do ano, ministros e funcionários do G7 realizam reuniões, formam acordos e publicam declarações conjuntas sobre eventos globais.

A Alemanha assumiu a presidência do G7 em janeiro de 2022 , o que significa que sediará a cúpula anual da organização em junho.

A UE não é membro do G7, mas participa na cimeira anual.

+ Valor da fortuna de Elon Musk, o homem mais rico do mundo

O G7 tem algum poder?

O G7 não pode aprovar nenhuma lei porque é formado por nações separadas com seus próprios processos democráticos. No entanto, algumas de suas decisões anteriores tiveram efeitos globais.

Por exemplo, o G7 desempenhou um papel crucial na criação de um fundo global para combater a malária e a Aids em 2002.

Antes da cúpula do G7 de 2021 no Reino Unido, os ministros das Finanças do G7 concordaram em fazer com que as empresas multinacionais paguem mais impostos .

Também forneceu ajuda financeira a países em desenvolvimento e abordou as mudanças climáticas.

O principal objetivo do G-7 é discutir e, às vezes, agir em conjunto para ajudar a resolver problemas globais , com foco especial em questões econômicas. Desde a sua criação no início dos anos 1970, o grupo discutiu crises financeiras , sistemas monetários e grandes crises mundiais, como a escassez de petróleo. 2

O G-7 também lançou iniciativas para financiar questões e aliviar crises onde vê oportunidade de ação conjunta. Esses esforços incluem vários voltados para o alívio da dívida das nações em desenvolvimento.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes