Nasa e ESA, da Europa, tentarão desviar rota de asteroide para proteger a Terra

Nasa e ESA vão gerar uma colisão entre meteoro e uma espaçonave. A missão será iniciada em julho de 2021

A Nasa e ESA (agência espacial europeia) assinaram um acordo no valor de 129 milhões de euros na terça-feira (15).

O acordo envolve a fabricação de uma espaçonave em um projeto conjunto para tentar desviar um asteroide em direção à Terra.

A Nasa deve lançar uma espaçonave em junho de 2021 em rota de colisão com o asteroide Dimorphos. O objetivo é testar se seria possível empurrar objetos que podem estar ameaçando a Terra para um caminho mais seguro.

A ESA então lançará sua espaçonave - chamada Hera em homenagem à deusa grega do casamento - em outubro de 2024. De acordo com a ESA, Hera irá mapear a cratera de impacto resultante e medir a massa do asteroide. 

Esse mapeamento alcançará toda a área no final de 2026 para uma pesquisa com duração de 6 meses.

A missão é uma reminiscência do filme Armagedom, de 1998, no qual o ator Bruce Willis interpreta um membro de uma equipe enviada para destruir um asteroide para salvar a Terra.

 

Nasa e esa
Imagem: reprodução q alexander antropov

Nasa e ESA: acordo para desviar asteroide

“Queremos tentar, pela primeira vez, dirigir um asteroide em sua rota potencial de colisão com a Terra”, disse o diretor da ESA, Rolf Densing, à Reuters TV.

Dimorphos tem um diâmetro de 160 metros, aproximadamente a largura da Grande Pirâmide de Gizé no Egito. De acordo com a ESA, ele é grande o suficiente para destruir uma cidade inteira se atingisse a Terra.

Hera, definida para ter apenas o tamanho de uma mesa, deve navegar com autonomia e ao redor do asteroide enquanto coleta dados. Além disso, também lançará minissatélites - cubos de 10 cm que poderão voar muito mais perto da superfície do asteroide.

Marco Fuchs, chefe-executivo do grupo alemão espacial e de tecnologia OHB que desenvolverá a nave Hera, disse que tentar desviar um asteroide é como "jogar bilhar". Bem como observou o desafio de dirigir em direção a um corpo celeste tão pequeno.

“Você tem que dirigir com muita precisão, você tem que encontrar primeiro e então abordá-lo de forma que você possa realmente observar o que aconteceu como resultado do impacto da investigação americana”, disse ele.

Fonte Reuters
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes