Mundo

Paulo Freira frases: 100 anos do patrono da educação brasileira

Escrito por

Paulo Freire, educador brasileiro radical conhecido por seus métodos de usar palavras e ideias do dia a dia para ensinar analfabetos a ler - e a ser cético sobre os sistemas sociais e políticos prevalecentes - completaria 100 anos neste 19 de setembro de 2021. Relembre as frases e a história do patrono da educação brasileira.

Paulo Freire frases

- “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.”

- "Uma das coisas que eu acho que a gente precisa fazer é não ficar velho nunca. É não deixar envelhecer o menino, a menina que a gente foi. Nesse sentido, eu sou e não sou novo. Eu sou um velho que se renova. Eu me sinto bem na medida em que procuro fazer bom o momento em que vivo. A minha busca é uma busca de quem não pretende jamais ficar de braços cruzados diante do presente, diante da realidade atual, da realidade em que estou."

- "Na verdade, não há futuro enquanto algo que se espera, porque todo futuro é a criação que se faz pela transformação do presente. Nesse sentido, você não pode envelhecer no sentido de voltar sempre ao que foi. É nessa acepção que te falo que busco sempre guardar em mim o menino e o adolescente que eu fui, sempre inserido na busca de algo novo, algo diferente."

- "Qualquer campanha de alfabetização no Brasil que não passe por uma séria e profunda preocupação com a escola pública primária, qualquer preocupação com a alfabetização de adultos que não implique numa injeção de verbas nas escolas públicas de primeiro grau tende a fracassar."

- "É gostoso a gente saber que os amigos querem bem a gente. Vale a pena viver."

- "A educação, sozinha, não faz as coisas todas, mas, sem ela, as coisas todas não podem ser feitas. O bem do trabalho da educadora, do educador, é exatamente saber que pode fazer alguma coisa e insistir, não deixar que a educação descanse, fustigar, catucar a educação para que ela possa possibilitar o cumprimento de alguns dos nossos deveres."

- "Vir aqui hoje e conversar com companheiros que aprenderam a ler me rememora os encontros que eu fiz há 40 anos no Recife e na Zona da Mata de Pernambuco, como me rememora encontros que tive na África, com camponeses africanos, dizendo a mesma coisa que os daqui dizem, falando a mesma linguagem noutra língua. No fundo, esse é um direito que nós progressistas temos, o direito de continuar a nos emocionar com os sonhos de mudança."

- “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”

+ 13 frases de Paulo Freire 

100 anos do patrono da educação brasileiro

Paulo Freire refinou seus métodos de educação a partir do final da década de 1950, durante campanhas de alfabetização entre camponeses no nordeste do Brasil assolado pela pobreza. Ele as propôs em seu livro best-seller de 1970, '' Pedagogia do Oprimido ''.

Ao ensinar alfabetização, ele queria gerar entre seus alunos o que chamou de "uma compreensão crítica da realidade". Ao aplicar suas técnicas, ele e seus muitos discípulos usaram termos como "terra" e "fome". 'que eles selecionaram porque as palavras se relacionavam com o cenário político e social do aluno, quando ensinavam leitura e escrita para trabalhadores e camponeses.

Freire tornou-se "conhecido mundialmente por sua defesa da educação para a" consciência crítica "" e defendeu uma "pedagogia da libertação , que afirma que os alunos devem ser participantes ativos e não consumidores passivos. ''

Em 1989, pouco depois de Freire ser nomeado secretário de educação de São Paulo, o local do maior sistema escolar do Brasil, ele disse em uma entrevista: “Queremos criar escolas onde questionar não seja pecado. Não é pecado fazer um estudo crítico da realidade do Brasil. Uma pequena porcentagem possui terras. A maioria das pessoas não sabe. ''

Apesar da fama mundial de Freire, seu mundo profissional brasileiro ruiu em 1964, após um golpe militar. Ele foi preso como subversivo e passou 15 anos no exílio. O Brasil ficou sob regime militar por duas décadas - durante as quais o governo baniu suas teorias sobre educação.

Durante o exílio, suas ideias passaram a ser mais conhecidas fora do Brasil. Ele foi recebido com respeito em um Simpósio Internacional de Alfabetização em Persépolis, Irã, onde observou em um artigo, '' Não é a educação sistemática que de alguma forma molda a sociedade, mas, pelo contrário, a sociedade que, de acordo com sua estrutura particular, molda a educação em relação aos fins e interesses daqueles que controlam o poder naquela sociedade. ''

Seus anos de exílio foram passados ​​principalmente em Genebra. Ele também estabeleceu programas de alfabetização no Chile e na Nicarágua e em países da África de língua portuguesa, e deu várias palestras.

Ele voltou definitivamente ao Brasil sob anistia política em 1980.

No final da década de 1980, as técnicas de Freire foram colocadas em uso nos Estados Unidos por organizações negras, hispânicas e feministas que realizavam programas de alfabetização ou treinavam professores.

Última modificação em 22/07/2022 15:07

Anny Malagolini

Jornalista imersa nas redes sociais. Atualmente, coordena equipes de notícias e desenvolve estratégias de otimização.

Ver Comentários

  • A educação brasileira, apesar de pouco valorizada, conta com a participação de atores ótimos.
    Espero que cada vez mais seja incentivada apesar de o cenário mostrar o contrario.

Compartilhe
Escrito por