Dezenas de sarcófagos intactos são descobertos no Egito

Arqueólogos desenterraram dezenas de caixões antigos em uma necrópole ao sul do Cairo. Segundo as autoridades, mais sarcófagos poderão ser desenterrados. Essa é uma das maiores descobertas do país em anos.

O Egito revelou no sábado (03) uma coleção de 59 sarcófagos intactos desenterrados na antiga necrópole de Saqqara.

Contudo, as autoridades disseram que esperam encontrar e exumar mais algumas dezenas do cemitério usado pelos habitantes de Memphis, a antiga capital.

Os sarcófagos de madeira datam da 26ª dinastia, há mais de 2.500 anos. Assim, a maioria dos caixões inclui múmias de padres e altos funcionários, disse o ministro das Antiguidades, Khaled El-Anany.

De acordo com Anany, "este não é o fim da descoberta - é apenas o começo".

Saqqara, um patrimônio mundial da UNESCO, fica a cerca de 32 quilômetros ao sul do Cairo.

 

Sarcófagos intactos
Imagem: reprodução / pexels

Sarcófagos intactos são descobertos

Os sarcófagos, muitos dos quais pintados, são inscritos com hieróglifos. Eles foram encontrados intactos, e os restauradores abriram dois deles enquanto os repórteres se acotovelavam para ver as múmias.

"Depois de remover a tampa, descobrimos que as duas múmias trazem o nome e o título da família", acrescentou El-Anany.

Os caixões, empilhados uns sobre os outros, foram escavados em três túmulos com 11, 12 e 13 metros de profundidade, informaram as autoridades.

Porém, eles terão sua transferência feita para o Grande Museu Egípcio, um megaprojeto perto das pirâmides de Gizé que terá sua inauguração no próximo ano.

De acordo com os arqueólogos, eles também encontraram uma coleção de artefatos e objetos nos túmulos. Além de uma estatueta de bronze de 35 centímetros de altura do deus Nefertum e uma estátua de Ptah-Soker, o principal deus Saqqara.

"Não tivemos a chance de anunciar uma descoberta desde março por causa das restrições do covid-19. Mas lutamos contra essas condições e trabalhamos mais desde agosto para cavar e descobrir mais segredos desta grande civilização", disse El-Anany .

A última descoberta do Egito é ainda maior que a de 2019,  em que encontraram 30 caixões de madeira na cidade de Luxor, no sul. Essa foi descrita na época como a maior descoberta do país em anos.

O país abriu suas atrações turísticas em julho, após um fechamento de quatro meses devido à pandemia, enquanto busca atrair turistas de volta e resgatar uma indústria vital que responde a 15% da economia egípcia.

Fonte ABC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes