Astrônomos encontram possível sinal de vida em Vênus

Cientistas detectam substância química que indica origem de vida em Vênus. NASA diz que priorizará missões para o planeta.

0 83

Nesta semana astrônomos descobriram possíveis sinais de vida em Vênus.

Se a descoberta receber a confirmação através das observações adicionais do telescópio e futuras missões espaciais, ela pode desviar o olhar dos cientistas.

Vênus, que deve o seu nome à deusa romana da beleza, tem temperaturas de centenas de graus e é encoberta por nuvens que contêm gotículas de ácido sulfúrico corrosivo.

Dessa forma, poucos se concentraram no planeta rochoso como um habitat para algo vivo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Assim, por décadas, os cientistas buscaram sinais de vida em outros lugares. Por exemplo, Marte e, mais recentemente, Enceladus e outras luas geladas de planetas gigantes.

 

vida em vênus
Imagem: Reprodução / GooKingSword

Possível sinal de vida em Vênus

Os astrônomos, que relataram a descoberta na segunda-feira, não coletaram espécimes de micróbios venusianos, nem tiraram  foto deles. 

Mas, com telescópios poderosos, eles detectaram uma substância química – fosfina – na densa atmosfera de Vênus. 

Depois de muita análise, os cientistas afirmam que algo agora vivo é a única explicação para a origem do produto químico.

Em contrapartida, isso encorajará alguns cientistas planetários a perguntarem se a humanidade negligenciou um planeta que pode ser mais semelhante à Terra do que qualquer outro em nosso sistema solar.

De acordo com Sara Seager, cientista planetária do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, “Esta é uma descoberta surpreendente e inesperada”.

“Definitivamente, vai alimentar mais pesquisas sobre as possibilidades de vida na atmosfera de Vênus”, acrescentou.

Jim Bridenstine, o administrador da NASA, respondeu à descoberta no Twitter , dizendo: “É hora de priorizar Vênus”.

 

O planeta Vênus

Vênus é um dos planetas mais bonitos que se pode observar a partir do céu da Terra. Mas, olhando mais de perto, menos adorável se torna devido às suas altas temperaturas.

Frequentemente chamado de gêmeo da Terra, Vênus tem aproximadamente a mesma massa do nosso planeta.

Além disso, muitos cientistas pensam que Vênus já foi coberto de água e possuía uma atmosfera onde a vida como a conhecemos poderia ter florescido.

Informar Erro
Fonte New York Times

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes