Astrônomos encontram possível sinal de vida em Vênus

Cientistas detectam substância química que indica origem de vida em Vênus. NASA diz que priorizará missões para o planeta.

Nesta semana astrônomos descobriram possíveis sinais de vida em Vênus.

Se a descoberta receber a confirmação através das observações adicionais do telescópio e futuras missões espaciais, ela pode desviar o olhar dos cientistas.

Vênus, que deve o seu nome à deusa romana da beleza, tem temperaturas de centenas de graus e é encoberta por nuvens que contêm gotículas de ácido sulfúrico corrosivo.

Dessa forma, poucos se concentraram no planeta rochoso como um habitat para algo vivo.

Assim, por décadas, os cientistas buscaram sinais de vida em outros lugares. Por exemplo, Marte e, mais recentemente, Enceladus e outras luas geladas de planetas gigantes.

 

Vida em vênus
Imagem: reprodução / gookingsword

Possível sinal de vida em Vênus

Os astrônomos, que relataram a descoberta na segunda-feira, não coletaram espécimes de micróbios venusianos, nem tiraram  foto deles. 

Mas, com telescópios poderosos, eles detectaram uma substância química - fosfina - na densa atmosfera de Vênus. 

Depois de muita análise, os cientistas afirmam que algo agora vivo é a única explicação para a origem do produto químico.

Em contrapartida, isso encorajará alguns cientistas planetários a perguntarem se a humanidade negligenciou um planeta que pode ser mais semelhante à Terra do que qualquer outro em nosso sistema solar.

De acordo com Sara Seager, cientista planetária do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, “Esta é uma descoberta surpreendente e inesperada”.

“Definitivamente, vai alimentar mais pesquisas sobre as possibilidades de vida na atmosfera de Vênus”, acrescentou.

Jim Bridenstine, o administrador da NASA, respondeu à descoberta no Twitter , dizendo: “É hora de priorizar Vênus”.

 

O planeta Vênus

Vênus é um dos planetas mais bonitos que se pode observar a partir do céu da Terra. Mas, olhando mais de perto, menos adorável se torna devido às suas altas temperaturas.

Frequentemente chamado de gêmeo da Terra, Vênus tem aproximadamente a mesma massa do nosso planeta.

Além disso, muitos cientistas pensam que Vênus já foi coberto de água e possuía uma atmosfera onde a vida como a conhecemos poderia ter florescido.

Fonte New York Times
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes