Telescópio espacial James Webb da NASA revela galáxias antigas

As imagens mostram elementos do universo como eram há 13 bilhões de anos, reformulando nossa compreensão do cosmos

A NASA divulgou a primeira imagem de algumas das primeiras luzes do nosso universo, tiradas com um instrumento que a Lockheed Martin (NYSE: LMT) projetou e construiu. A foto de estreia da Near Infrared Camera (NIRCam) do Telescópio Espacial James Webb é a primeira de uma das câmeras infravermelhas mais sensíveis já construídas para observar o universo.

Esta fotografia de abril de 2022 fornecida pela RR Auction mostra a poeira lunar da missão Apollo 11 de 1969, que foi retirada de uma lista de leilão depois que a NASA disse que a poeira e algumas baratas que foram alimentadas com a poeira são propriedade do governo federal.

A pequena fatia do universo, chamada SMACS 0723, foi capturada em detalhes nítidos pelo telescTópio espacial James Webb (JWST), mostrando a luz de muitas galáxias cintilantes diferentes, entre as mais antigas do universo. Joe Biden, que revelou a imagem em um evento na Casa Branca, chamou o momento de “histórico” e disse que forneceu “uma nova janela para a história do nosso universo”.

“É até difícil de entender”, disse o presidente dos EUA. “É surpreendente. É um momento histórico para a ciência e tecnologia, para a América e toda a humanidade.”

Bill Nelson, administrador da Nasa, disse que a imagem mostrava a luz das galáxias curvando-se ao redor de outras galáxias, viajando por bilhões de anos antes de chegar ao telescópio. “Estamos olhando para mais de 13 bilhões de anos”, disse ele, acrescentando que mais imagens a serem divulgadas pela agência espacial chegariam mais longe, cerca de 13,5 bilhões de anos, perto do ponto inicial estimado do próprio universo. “Estamos voltando quase ao começo”, disse ele.

O lançamento da imagem é uma prévia de uma série de imagens coloridas de alta resolução do JWST que serão exibidas pela Nasa na terça-feira. Eles incluirão “a imagem mais profunda do nosso universo que já foi tirada”, de acordo com Nelson.

O que é o telescópio espacial James Webb

O telescópio espacial James Webb é o maior e mais poderoso telescópio espacial já construído e revelará como era o nosso universo há cerca de 13,5 bilhões de anos. Ao longo da missão, ele buscará a luz das primeiras estrelas e galáxias do universo, investigará como as galáxias se formam, explorará o nascimento de estrelas e estudará sistemas planetários – bem como objetos em nosso próprio sistema solar.

Depois de desempenhar um papel importante no alinhamento do intrincado conjunto de espelhos do Webb no início deste ano, o NIRCam agora fará imagens científicas durante toda a missão. A um milhão de milhas de distância da Terra no espaço, ele tem a responsabilidade de funcionar com a máxima precisão e estabilidade em temperaturas extremas.

É fundamental que o Webb continue a fornecer imagens cristalinas durante sua missão. Para permitir operações no espaço profundo, a Lockheed Martin desenvolveu uma nova técnica para unir as montagens ópticas da NIRCam. Este método garante que nem o frio nem as vibrações leves causam mudanças no alinhamento microscopicamente preciso das lentes da NIRCam.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes