Outono começa quando no Brasil em 2022? Veja datas das estações

Outono começa em março

A estação do ano com temperaturas elevadas e chuvas excessivas já tem data para acabar. Sucedendo a primavera, o verão teve seu início no dia 21 de dezembro de 2021. Como estação seguinte, saiba quando começa o outono e quais as principais mudanças nessa época do ano.

Quando começa o outono no Brasil

O outono de 2022 no Brasil terá seu início no dia 20 de março, este domingo, às 12h33. A estação começa a partir da realização do Equinócio de Outono, fenômeno em que a duração do dia e da noite são praticamente iguais, e vai se encerrar no dia 21 de junho, com o Solstício de Inverno, que dá origem à nova estação. 

No Hemisfério Sul, esse período é caracterizado principalmente pelas quedas na temperatura e na umidade do ar, que fica mais seco. Especificamente no Brasil, acaba tendo mais influência e características bem definidas no sul da Região Sudeste e na Região Sul, sendo uma estação de transição entre verão e inverno, mas com algumas alterações climáticas. 

Entre as mudanças nessas regiões, também há a presença de nevoeiros em áreas de altitude maior, assim como redução da incidência de chuvas. Ainda, é muito comum associar o outono como a estação das frutas, por ser um período em que se observa a frutificação de algumas plantas, logo, é a época de colheita de diversas delas em grande parte dos países ao redor do mundo. São comuns nesse período a banana, o abacate, a laranja, o limão, a maçã, a manga, a uva, entre outras. 

Início das próximas estações do ano

De acordo com dados do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, as datas de início para as próximas estações em 2022 são: 

  • Outono: dia 20 de março, às 12h33
  • Inverno: dia 21 de junho, às 06h14
  • Primavera: dia 22 de setembro, às 22h04
  • Verão: dia 21 de dezembro, às 18h48

Leia também: Quando é a Páscoa 2022?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes