Paixão de Cristo é feriado nacional em 2022?

A data é uma das principais comemorações do calendário cristão

Também conhecido como Sexta-feira Santa, o dia da Paixão de Cristo é o único feriado nacional prolongado em 2022. A data é uma das principais comemorações do calendário cristão, em que se relembra o dia da morte de Jesus Cristo. Entenda a origem e importância da celebração cristã.

Paixão de Cristo é feriado nacional prolongado em 2022

De acordo com a portaria nº 14.817, lançada pelo Ministério da Economia em dezembro de 2021, que regulariza os feriados e pontos facultativos do ano, a Paixão de Cristo é feriado nacional em 2022. A data vai cair no dia 15 de abril, que é uma sexta-feira. Portanto, será o único feriado prolongado do ano, já que os demais caem em outros dias da semana.

Também conhecido como Sexta-feira Santa, esse dia é uma das principais comemorações do cristianismo, e tem o objetivo de relembrar a morte de Jesus. No entanto, diferente de outras datas, a Paixão de Cristo é um feriado nacional que cai em dias distintos a cada ano. Esse fator se deve ao dia da Páscoa, que costuma ser determinado a partir do calendário lunar, não possuindo uma data fixa. Já que as fases da lua não mudam sempre nos mesmos dias todos os anos, o mesmo vale para a data comemorativa. Para os cristãos, ela é estabelecida pelo primeiro domingo depois da primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul.

Dessa forma, a única certeza é que a celebração pode ocorrer sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril. Em 2021, por exemplo, a data comemorativa caiu no dia 4 de abril. A Páscoa ainda acaba por determinar outras festividades do nosso calendário além da Sexta-feira Santa, como é o caso do Carnaval e o dia de Corpus Christi.

O que é o feriado de Paixão de Cristo

O dia da Paixão de Cristo, feriado nacional em 2022, simboliza a morte de Jesus Cristo no Calvário. Segundo os evangelhos, Jesus teria morrido em uma sexta-feira, às vésperas da Páscoa judaica. Assim, ele foi condenado, torturado e morto por crucificação, uma forma de punição usada pelos romanos muito comum na época.

A Sexta-feira Santa é um momento de reflexão sobre o sacrifício de Jesus, que morreu pelos pecados da humanidade. Como determinação da Igreja Católica, é um dia obrigatório para o jejum e a abstinência, em que não se realiza o consumo de carne vermelha ou frango, sendo muito comum que as pessoas cristãs substituam esses alimentos pelo peixe em suas refeições. E a data faz parte da Semana Santa, que se inicia com o Domingo de Ramos, que marca a entrada de Cristo em Jerusalém, e termina com o domingo de Páscoa, que ocorre dois dias após a Paixão de Cristo.

O que é a Semana Santa

A Semana Santa é o momento central da liturgia católica romana, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, data que marca a entrada de Cristo em Jerusalém, e se encerra com a ressurreição de Jesus Cristo, no Domingo de Páscoa. Mas, antes do fim de semana, também há o dia da Paixão de Cristo, que será o único feriado nacional prolongado em 2022. Além disso, o Sábado de Aleluia também é muito importante nesta semana, como um dia voltado para a oração e o silêncio, em que é realizada a procissão do Círio Pascal.

Quais são os feriados nacionais em 2022

Segundo o calendário lançado pelo Ministério da Economia em dezembro de 2021, neste ano vamos ter 9 feriados nacionais e 5 pontos facultativos, que são dias de folga opcionais para as empresas. E, por cair em uma sexta-feira, o dia da Paixão de Cristo é o único feriado nacional prolongado em 2022. Confira quando serão as próximas datas de descanso ao longo do ano:

  • 15 de abril: Paixão de Cristo (feriado nacional);
  • 21 de abril: Tiradentes (feriado nacional);
  • 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
  • 16 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  • 28 de outubro: Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
  • 2 de novembro: Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional);
  • 25 de dezembro: Natal (feriado nacional).

Leia também: Quando acaba a Quaresma em 2022? Conheça tradição cristã

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes