Economia: Política monetária brasileira é seguida por poucos países

são Paulo – Desde que cortou a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual no dia 31 de agosto, o Banco Central (BC) brasileiro encontrou respaldo apenas das autoridades monetárias da Armênia, Tunísia e Sérvia, enquanto outros 15 bancos centrais mantiveram os juros inalterados, de modo a não endossar o cenário de forte deterioração da economia mundial descrita pelo BC brasileiro.

são Paulo - Desde que cortou a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual no dia 31 de agosto, o Banco Central (BC) brasileiro encontrou respaldo apenas das autoridades monetárias da Armênia, Tunísia e Sérvia, enquanto outros 15 bancos centrais mantiveram os juros inalterados, de modo a não endossar o cenário de forte deterioração da economia mundial descrita pelo BC brasileiro.

Entre os que decidiram esperar antes de baixar os juros para ver o que acontece com a economia global estão o Banco Central Europeu (BCE) e os BCs da Austrália, do Japão, do Canadá, da Suécia e do Reino Unido. Já os BCs da Uganda e da Bielorrússia elevaram fortemente a taxa de juros.

"Isso é uma evidência que o nosso Banco Central está se antecipando a uma piora no cenário da economia internacional que, na verdade, não aconteceu ainda, razão pela qual esses outros bancos centrais ainda não agiram", disse o diretor de pesquisa de mercados emergentes para Américas da Nomura Securities, Tony Volpon. Ele lembrou que, apesar de a fonte principal da instabilidade dos mercados financeiros mundiais ser a crise da dívida da zona do euro, o BCE não cortou juros. "O que se questiona é até que ponto um banco central deve apostar num cenário que não é aquele base do mercado e dos outros bancos centrais", acrescentou Volpon. "O BC brasileiro foi prematuro", analisou.

Ao justificar a sua decisão de manter os juros inalterados em 4,75%, no dia 6 de setembro, o presidente do BC australiano, Glenn Stevens, disse que sua preocupação principal era com a perspectiva para a inflação na economia do seu país.

Mesmo no centro da crise mundial, o Banco Central Europeu manteve uma avaliação bem menos pessimista do que o BC brasileiro. Ao manter a taxa de juros da zona do euro em 1,50%, no dia 8 de setembro, o BCE disse que trabalha com um crescimento econômico da zona do euro ainda moderado e não recessão.

Na América Latina, o banco central do Peru preferiu adotar uma postura mais cautelosa antes de tomar uma decisão. O BC peruano manteve a taxa básica de juros inalterada em 4,25%, também no dia 8, alertando que a decisão levou em conta a desaceleração da economia mundial e a intensificação dos riscos financeiros do mercado internacional.

Nos próximos dias, espera-se que o banco central da Nova Zelândia mantenha os juros inalterados em 2,5%, decisão semelhante também esperada para os BCs da Índia (que deverá manter os juros em 8%) e da Suíça (manutenção dos juros entre 0 e 0,25%).

Na contramão da maioria dos BCs mundiais, e endossando a posição do Brasil, encontram-se os BCs da Armênia, da Tunísia e da Sérvia, todos reduzindo os juros em 0,5 pp. Por outro lado, o BC da Bielorrússia elevou ontem a taxa básica de juros em 3 pp para 30%, enquanto que o de Uganda subiu os juros em 2 pp para 16%.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes