Poupança e aplicações atreladas à Selic ainda perdem da inflação

Ganho na renda fixa entre 0,22% e 0,30% está bem abaixo da inflação corrente, que pode ter ficado em 0,71% em maio

Não tem mesmo para onde correr. Apesar das recentes altas da taxa básica de juros, a Selic, que está em 3,75% ao ano, quem insiste em permanecer na renda fixa, como a poupança e aplicações atreladas à Selic como fundos e papéis de renda fixa, continua perdendo dinheiro.

A inflação oficial de maio, medida pelo IPCA (índice de Preços ao Consumidor Amplo), será conhecida apenas na próxima semana, mas está estimada em 0,71% por analistas e economistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central para o boletim Focus. Portanto, bastante acima do retorno da renda fixa em maio.

O que dirá a caderneta, que paga menos que os 3,75%, mais 70% da Selic: seu rendimento está em 2,63% ao ano ou 0,22% ao mês.

Títulos que remuneram pelo IPCA

Uma das aplicações recomendadas por especialistas na renda fixa para quem pretende driblar “uma inflação alta e que vai subir”, como afirmou esta semana o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, é a NTN-B (Nota do Tesouro Nacional da série B) ou Tesouro IPCA, como é ofertado na plataforma do Tesouro Direto.

Como tem a rentabilidade formada por uma taxa prefixada de juros e correção monetária equivalente à inflação medida pelo IPCA, o investidor que compra esse título assegura de antemão uma parcela de juro real (a parcela prefixada), qualquer que seja a inflação no período da aplicação.

É verdade que quem compra um Tesouro IPCA na plataforma do Tesouro Direto tem o juro real embutido no papel, mas ele só estará assegurado se o investidor permanecer com o título até o vencimento. Caso venda pelo caminho, antes do vencimento, o rendimento poderá ser menor e até ter perdas.

Isso poderá ocorrer porque o preço do título é atualizado a cada dia por seu valor de mercado, não pelo preço da curva de juros projetada até seu vencimento. O valor da venda, no fim das contas, é o que o comprador, nessa troca de mãos, está disposto a pagar para ficar com o papel.

O valor do Tesouro IPCA costuma passar por maior volatilidade em momentos de inflação em alta que projeta, por sua vez, perspectiva também de elevação dos juros. O parâmetro aí já não é mais a Selic, definida a cada reunião do Copom, mas o que o mercado chama de juros longos, negociados em contratos de juros futuros para os mais variados vencimentos, desde os mais próximos até os anos mais distantes.

São contratos negociados na B3, a bolsa de valores brasileira, e os juros neles embutidos sofrem influência, para cima ou para baixo, de fatores como expectativa de inflação, que, quando sobe, leva o mercado a puxar também os juros futuros, o que redunda em desvalorização do Tesouro IPCA emitido com taxa de juro mais baixa. Se for vendido em um momento desses, esse título estará valendo menos e o vendedor terá prejuízo. Um risco que não corre se fizer o resgate no vencimento.

Funcionam como o Tesouro IPCA, com o valor do papel atualizado a cada dia no mercado secundário, também os títulos privados com juros prefixados e atrelados à inflação como debêntures, Certificados de Recibo Imobiliário (CRIs) e Certificados de Recibo do Agronegócio (CRAs).

Como se vê, há opções dentro do segmento da renda fixa que podem proporcionar um rendimento melhor do que a poupança e aplicações atreladas à Selic.

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de diego zanetti
    Diego Zanetti Diz

    Pra essa matéria, qual seria a SELIC ideal para que esses investimentos comecem a ter rendimento positivo?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes