Precisa autenticar documentos? Veja como fazer procedimento online

Com a correria do dia a dia, muitos brasileiros necessitam de agilidade em processos burocráticos de negociação e não têm tempo hábil para enfrentar filas em cartórios, ainda mais em tempo de pandemia, quando a capacidade de atendimento é reduzido. Entendo esta demanda, cartórios brasileiros passaram a autenticar documentos pela internet, por meio da plataforma e-notariado, da Central Notarial de Certificação Digital (Cenad)

Segundo a Colégio Notarial do Brasil (CNB), responsável pela Cenad, o procedimento permite a “materialização e desmaterialização” da autenticação do documento, o que torna a movimentação do documento já certificado mais rápida. 

Veja como fazer para autenticar documentos

    Quem precisa autenticar um documentos deve solicitar o serviço  a um tabelionato de sua preferência; 

 

    Depois, deve enviar o documento por e-mail, caso seja digital;

 

    Caso documento for físico, é preciso comparecer ao tabelionato para digitalizá-lo e, assim, o enviar para a autenticação;

 

    A plataforma vai enviar o documento já certificado ao tabelião, que será responsável por verificar sua autenticidade;

 

    Um comprovante é gerado na plataforma após o procedimento, com dados do notário ou responsável que tenha feito a assinatura de autenticação, bem como a data e hora da assinatura, além de um código de verificação;

Procedimento traz segurança jurídica nas negociações

Após o procedimento ser finalizado, o usuário receberá um arquivo em PDF do documento autenticado digitalmente pelo cartório. Ele poderá movimentar o arquivo por e-mail ou por qualquer outro meio eletrônico que preferir com a garantia jurídica da validade do documento. 

Após o documento ser autenticado pela Cenad, ele pode ser enviado eletronicamente (email, whatsapp ou qualquer outra ferramenta) a órgãos públicos ou pessoas físicas e jurídicas para a concretização de negócios, tendo o mesmo valor que o documento original, físico ou digital, apresentado pelo cidadão”, informou Gisele Oliveira Bastos, presidente da CNB.

Não votou? Prazo para justificar ausência é de até 60 dias

Outros serviços 

Além de autenticar documentos, na plataforma e-notariado já é possível realizar outros serviços, como assinatura digital de escrituras, procurações, atas notariais, realização de testamentos e divórcios e separações extrajudiciais por videoconferência.  

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes