Não votou? Prazo para justificar ausência é de até 60 dias

Quem não votou no 1° turno tem até dia 14 de janeiro para justificar. Já o eleitor faltoso no 2° turno pode fazer o procedimento até 28 de janeiro

O eleitor que não votou nas eleições municipais de 2020 deve justificar ausência. O prazo para ficar em dia com a Justiça Eleitoral é de até 60 dias, a contar da data de realização do pleito. Ou seja, quem não participou do 1° turno tem até dia 14 de janeiro para esclarecer a falta. Já no 2° turno, o prazo vai até dia 28 de janeiro. Confira como fazer para apresentar justificativa. 

Aplicativo e-Título permite justificar ausência online 

Para estas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o aplicativo e-Título, disponível no Google Play e na Apple Store. Ele pode ser usado para votar, obter informações sobre a zona e a seção eleitoral, bem como para justificar ausência na votação. 

Após realizar o cadastro no aplicativo, o eleitor deve ir em “Mais Opções” e depois clicar em "Justifique sua Ausência”. O formulário disponibilizado deve ser preenchido corretamente, com uma descrição detalhada sobre o motivo de não ter ido às urnas. Pelo menos um documento atestando a falta, como uma passagem,  um atestado médico ou comprovante de trabalho, deve ser anexado. 

Este modo de justificativa, porém, só é permitido para quem baixou o aplicativo até sábado, dia 28. Quem não fez o download pode informar o motivo da falta de outras formas.

Justificar ausência por meio do Sistema Justifica 

Outra forma de esclarecer a falta é por meio do Sistema Justifica, que pode ser acessado nos site do Tribunal Regional Eleitoral de cada estado. Lá, o eleitor faltoso pode preencher o formulário de justificativa,  que também deve ser acompanhado de um documento comprobatório.

Justificar ausência presencialmente

Ainda há a possibilidade de justificar ausência presencialmente, entregando o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). Ele pode ser obtido no site do TSE, nas unidades e nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral, e também dever entregue acompanhado do comprovante de fata  nos cartórios eleitorais

O que acontece se eu não justificar?

A justificativa da falta no dia da votação será analisada pelo juiz de cada zona eleitoral, que pode aceitar ou recusar o motivo da ausência no pleito. No caso de indeferimento, o eleitor deverá pagar uma multa de R$ 3,51 para cada falta. O eleitor que não foi às urnas e não realizar o procedimento dentro do prazo também terá que pagar o valor. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes